“Levarei de Goiânia a certeza que demos a arrancada contra o Aedes”, afirma ministro

Representante do governo Federal veio à capital goiana, neste sábado, para o Dia Nacional de Mobilização contra o mosquito transmissor da dengue e do zika vírus

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acompanhado do prefeito Paulo Garcia (PT) e dos secretários municipal e estadual de Saúde, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, desembarcou na capital goiana, neste sábado (13/2), para o Dia Nacional de Mobilização, que ocorre simultaneamente em todo o País. “Levarei de Goiânia a certeza que demos a arrancada contra o Aedes aegypti”, discursou o auxiliar da presidente Dilma Rousseff (PT), na Praça da Matriz, no Setor Campinas.

Em entrevista, Patrus Ananias destacou a parceria do governo Federal com os municípios e Estados, visando a erradicação do Aedes. “Além desta campanha solitária, é fundamental que tenha uma ação perseverante. A luta demanda determinação. Não vamos ganhar essa batalha em um dia ou em uma semana”, enfatizou.

Na capital, a ação contra o mosquito transmissor da dengue e do zika vírus conta com a participação de quatrocentos militares do Exército Brasileiro, mais de 400 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1,6 mil trabalhadores da Companhia de Urbanização (Comurg), além de 70 carteiros disponibilizados pelos Correios.

Durante discurso, acompanhado de aliados e opositores do Legislativo municipal, e também da senadora Lúcia Vânia (PSB), o prefeito Paulo Garcia disse que a luta contra o Aedes aegypti ultrapassa toda e qualquer diferença ideológica ou política. Ele agradeceu a iniciativa da presidente Dilma Rousseff e afirmou que a ação deste sábado é “prova efetiva da operacionalização” da campanha, Brasil afora.

Evento reuniu centenas de pessoas na Praça Matriz, em Campinas | Foto: Marcelo Gouveia

Evento reuniu centenas de pessoas na Praça Matriz, em Campinas | Foto: Marcelo Gouveia

“Mas só venceremos quando todos participarem. O mosquito não está na casa do vizinho apenas, está na nossa também. Parace que já nos acostumados com a denque, mas é importante frisar que estamos em estado de epidemia. E, apesar do vírus zika vir chamando mais a atenção de todos, é a dengue que apresenta maior taxa de mortalidade”, lembrou o petista, durante discurso.

Conforme informações da prefeitura, todas as secretarias municipais da Prefeitura de Goiânia estão envolvidas na ação, assim como o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Estadual de Saúde, secretarias de saúde de outros municípios e entidades empresariais, igrejas, sindicatos e representantes da sociedade civil organizada.

Ainda segundo o Paço, a meta para este primeiro dia é visitar oito mil imóveis apenas no Setor Campinas. Na segunda-feira (15), o batalhão estará distribuído pela Vila Canãa, Vila Betel e Setor Sol Nascente; na terça-feira (16), no Setor Universitário; na quarta-feira (17), será a vez da Vila Bandeirantes, do Parque Industrial e do Setor Osvaldo Rosa receberem as equipes; e na quinta-feira (18), do Setor Sul.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.