Leste-Oeste: “Sabemos que é para o bem de Goiânia, mas discussão deve ser aprofundada”, diz Policarpo
29 outubro 2019 às 17h25
COMPARTILHAR
Obras de extensão da avenida passa pelo estacionamento da Câmara Municipal de Goiânia, que tenta minimizar prejuízos e negociar uma nova área como contrapartida
O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), falou sobre as tratativas em relação às obras da Avenida Leste-Oeste que irá passar pelo estacionamento da Casa. “Isso já está sendo conversado com o Prefeito Iris Rezende e com o secretário municipal de Governo [Paulo Ortegal]”.
“É necessário que seja feito um acerto entre Câmara e Prefeitura de Goiânia em relação a uma área nova que pode ser cedida pelo Paço, porque não são apenas as obras, mas deixará de ter espaço suficiente nesse local para que a nova estrutura da Casa seja construída”, alerta o presidente da Casa.
Segundo Policarpo, a Câmara entende que a extensão da Leste-Oeste é necessária. “Sabemos que é para o bem de Goiânia, mas discussão deve ser aprofundada, caso contrário podemos ter um prejuízo muito grande e um gasto maior do que o previsto em relação a essa nova obra da Câmara. É isso que nós temos tentado evitar em conjunto com a prefeitura”, disse.
Questionado sobre previsão para o início das obras, Policarpo se queixo da falta de diálogo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan Mattos. “Não posso afirmar nada relativo a datas até porque o secretário não atende ninguém”, disse Romário, ao explicar que sua autorização para que a obra seja realizada no espaço da Câmara é necessária.
“Tento conversar com o secretário de obras há três semanas sem sucesso, eu particularmente desisti de conversar com ele”, concluiu o presidente da Casa.
Sobre isso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Goiânia (Seinfra) se posicionou. Leia nota na íntegra:
A Seinfra informa que a área correspondente à estrada de ferro, por onde passará a Avenida Leste-Oeste, pertencia à Rede Ferroviária Federal e foi repassada ao Governo do Estado que, por sua vez, transferiu à Prefeitura de Goiânia; e já está em poder da secretaria a certidão de concessão.
A Seinfra informa ainda que solicitou uma certidão cinquentenária de inteiro teor referente ao imóvel da Câmara Municipal de Goiânia, que vai identificar a titularidade da área, se pertence ao legislativo municipal ou à Prefeitura.
A secretaria informa também que, em função do novo traçado da Leste-Oeste, por determinação do Iphan, o escritório responsável pelos projetos, tanto da Avenida quanto do BRT, está fazendo as adequações a serem encaminhadas ao presidente da Câmara, Vereador Romário Policarpo.
Por fim, a Seinfra informa que somente após a identificação do real proprietário da titularidade do trecho se posicionará sobre permuta de área para a construção da Avenida Leste-Oeste.