Leões-marinhos são filmados fugindo de deslizamento de terra após terremoto na Rússia

30 julho 2025 às 13h00

COMPARTILHAR
Um grupo de leões-marinhos foi filmado mergulhando no mar após um deslizamento de terra provocado por um terremoto de magnitude 8,7 registrado na Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia. O fenômeno ocorreu nesta quarta-feira, 30, nas Ilhas Curilas, próximas ao epicentro do abalo sísmico, e chamou atenção pelas imagens dos animais fugindo do deslizamento.
A gravação foi feita por Nikita Sinchinov, tripulante do navio “Professor Khromov”, que navegava pela região no momento do tremor. Segundo o Ministério de Situações de Emergência da Rússia, não houve registro de vítimas. No entanto, parte da fachada de um jardim de infância em reforma desabou, e sistemas de ventilação e chaminés de algumas construções sofreram danos.
As autoridades também informaram que ondas geradas pelo terremoto causaram alagamentos em áreas do porto de Severo-Kurilsk e atingiram instalações da empresa pesqueira Alaid, na ilha de Sakhalin. Cerca de 60 turistas que estavam na Praia de Khalaktyrsky foram retirados do local por equipes de resgate.
O terremoto, segundo o Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências, foi o mais forte registrado na região desde 1952. Um alerta de tsunami foi emitido para as ilhas Paramushir e Shumshu, no norte das Curilas, e sirenes de evacuação foram acionadas em diversas áreas do Pacífico.
Leia também: