Euler de França Belém e Ton Paulo

Está nas mãos de Ronaldo Caiado (UB) a decisão quanto ao nome a ser apoiado pelo governo em Aparecida de Goiânia. A tendência é que o escolhido será o ex-deputado federal Leandro Vilela, do MDB. Conforme apurado pela reportagem, o primo do vice-governador Daniel Vilela se mostrou disposto ao desafio e pode ser lançado como pré-candidato da base à prefeitura aparecidense já no sábado, 22, ou, no mais tardar, início da próxima semana. A decisão deve sair antes da viagem de Ronaldo Caiado.

Leandro Vilela entraria no lugar do prefeito Vilmar Mariano (UB), que até o momento é pré-candidato à reeleição. No entanto, ainda segundo apurado pelo Jornal Opção, Gustavo Mendanha e seu grupo já teriam decidido não apoiá-lo, deixando o gestor em condição de isolamento. “Saindo Gustavo, saem quase todos da base de Vilmarzin”, afiança um vereador. “Entrando Leandro, é possível que até alguns aliados do Professor Alcides Ribeiro voltem à base governista em Aparecida”, acrescenta.

Outro fator que deve levar à escolha do nome de Leandro Vilela — em detrimento de Vilmar Mariano — são as pesquisas às quais a base governista teve acesso. Nelas, governador e aliados verificaram que, mesmo com o prazo concedido ao prefeito para trabalhar e se viabilizar, ele não decolou.

A reportagem apurou, inclusive, que em algumas pesquisas, mesmo com Leandro Vilela não sendo apontado como candidato, ele é mencionado pela população e aparece empatado com Vilmar Mariano. Em todos os levantamentos, o pré-candidato do PL, Professor Alcides, aparece na liderança.

Até então, a informação era a de que Leandro Vilela estava resistente a ser apontado como o nome da base, justamente por receio de dividir o grupo do governo em Aparecida de Goiânia. No entanto, o ex-deputado já teria aceitado a missão de disputar, devido ao cenário de estagnação envolvendo o atual pré-candidato à reeleição.

O mais provável é que, se Leandro Vilela for definido como candidato, Vilmar Mariano indique seu vice. O deputado Veter Martins é considerado um nome consistente para vice, mas resta saber se aceitaria o convite ou incumbência. Ele é ligado ao prefeito.

Comenta-se também que o ex-secretário de Saúde do Município Alessandro Magalhães é cotado para vice de Leandro Vilela. Há quem o perceba inclusive como um possível pré-candidato a prefeito.

Leia também: Prazo de Vilmar Mariano está acabando e Leandro Vilela pode ser candidato em Aparecida