Lançado edital para criação de cursos de formação em audiovisual

Serão disponibilizados R$ 16,1 milhões para realização dos projetos

Empresas interessadas em realizar projetos de formação e qualificação de recursos humanos nas áreas técnica, artística e gerencial em audiovisual já podem preparar suas propostas. O Ministério da Cultura publicou o primeiro edital de Formação no Audiovisual. Serão disponibilizados R$ 16,1 milhões para realização de projetos de formação. As inscrições começam no próximo dia 23.

O edital prevê a realização de cursos divididos por três perfis de formação: gestão audiovisual, criação e técnico e de acessibilidade audiovisual. As empresas interessadas em participar do edital deverão enviar propostas contendo cursos que se enquadrem em até dois dos três perfis, desde que o projeto totalize, no mínimo, 96 horas.

O Centro Técnico Audiovisual (CTAv) será o responsável pelo recebimento das propostas, que serão avaliadas por uma comissão em conjunto com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Por ser um investimento do Fundo Setorial do Audiovisual, todas as propostas devem conter atividades ou ações com perspectivas de geração de receita, como taxa de matrícula, mensalidade, valor do curso e venda de materiais didáticos.

Cotas regionais
O edital prevê cotas regionais e indutores específicos. Pelas regras, no mínimo 30% dos recursos deverão ser destinados a projetos de empresas sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, 20% dos recursos deverão ser destinados a projetos de empresas sediadas na região Sul e nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Propostas
Os valores a serem investidos em cada proposta variam de R$ 300 mil a R$ 1,2 milhão. As empresas podem enviar no perfil de gestão audiovisual propostas para realização de cursos de gestão empresarial, legislação audiovisual, plano de negócios, distribuição e comercialização, direito autoral, gestão da propriedade intelectual, mercado audiovisual, monetização de jogos eletrônicos, marketing específico para jogos eletrônicos, marketing para conteúdos audiovisuais de forma geral, produção executiva, elaboração de Game Design Document – GDD, realidade virtual e realidade aumentada. A previsão é que tenham carga horária mínima de 40 horas.

Para o perfil de criação e técnico, as propostas podem sugerir programas de ensino sobre roteiros para cinema, TV, jogos eletrônicos ou animação, construção de storyboard, modelagem em 2D/3D para animação e jogos eletrônicos, animação em 2D/3D, cenografia, figurino, maquiagem, animação em Stop Motion, narrativas transmídias, direção, pós-produção, entre outros. Para este perfil, foram previstos mais de 40 tipos distintos do curso.

O edital reservou ainda uma série de cursos na área de acessibilidade audiovisual. Para os cursos alinhados a este perfil, os alunos precisam ter conhecimento prévio de linguagem audiovisual.

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