Kamala Harris faz primeiro discurso após desistência de Biden
22 julho 2024 às 14h57
COMPARTILHAR
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez seu primeiro discurso após Joe Biden desistir da corrida eleitoral e ela se tornar o principal nome do partido Democrata para a campanha. No discurso, Kamala agradeceu Biden pelo apoio e a elogiou seu legado como presidente. “O legado de Biden é incomparável”, disse.
Kamala não aceitou perguntas dos presentes em sua primeira fala como candidata. No último domingo, 21, ela afirmou que não falaria sobre a corrida eleitoral após a desistência de Biden antes que o próprio presidente falasse à nação.
“Este é o primeiro dia completo da nossa campanha, então estou indo para Wilmington, Delaware, mais tarde para dizer “olá” à nossa equipe na sede. Um dia se passou. Faltam 105. Juntos, vamos vencer isso”, disse a vice-presidente.
Principal nome
Após o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, retirar sua candidatura à reeleição no domingo, 21, a vice Kamala Harris emergiu como a favorita para liderar a chapa. Contudo, o cenário do Partido Democrata ainda não está claro para as próximas eleições presidenciais americanas. Outras figuras de peso ainda podem desafiar a sua indicação.
Entre os potenciais concorrentes estão Gretchen Whitmer, governadora de Michigan, J.B. Pritzker, governador de Illinois, e Sherrod Brown, senador de Ohio. Embora Biden tenha manifestado seu apoio a Harris, figuras proeminentes como o ex-presidente Barack Obama e ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi ficaram neutros.
Outros governadores, como Gavin Newsom e Josh Shapiro, da Califórnia e Pensilvânia respectivamente, inicialmente não apoiavam Harris. No entanto, posteriormente declararam seu endosso à vice-presidente. A mobilização em torno dela cresceu ao longo do domingo, com apoios significativos de lideranças democratas, incluindo o casal Bill e Hillary Clinton, que afirmaram estar prontos para apoiá-la integralmente.
Enquanto isso, vozes como o ex-conselheiro Dmitri Mehlhorn e o senador Peter Welch clamam por um processo de seleção para determinar o candidato democrata.
Caso Harris seja a escolhida para disputar as eleições pelos democratas, ela enfrentará o republicano Donald Trump em uma das eleições mais polarizadas da história americana.
Leia também
Kamala Harris emerge como favorita para assumir candidatura democrata; veja outros nomes
Biden sai, e democratas voltam a sonhar com uma mulher na presidência dos EUA