Kajuru quer expulsão de Oseias Varão do PSB: “desrespeitou os LGBTs”
10 maio 2019 às 17h26
COMPARTILHAR
Elias Vaz confirmou a saída do vereador do partido, que teria chegado à decisão após um consenso

O senador Jorge Kajuru, em cerimônia de posse de Elias Vaz à frente do diretório estadual do PSB, defendeu a expulsão do vereador Oseias Varão do partido. “Ele desrespeitou os LGBTs”, disse.
Logo após essa fala, Elias Vaz emendou confirmando a saída do vereador do partido. Segundo o novo presidente, a decisão foi acordada entre ambos, que chegaram a um consenso pela saída, sem necessidade de expulsão.
“O partido luta contra a homofobia, a discriminação racial e misoginia”, disse Elias. Para ele, esses são princípios caros à sigla. O anúncio foi aplaudido pelos presentes.
Oseias, também, foi recentemente escolhido como líder do prefeito na Câmara dos Vereadores de Goiânia. Por outro lado, quando membros do legislativo municipal, Kajuru e Elias faziam oposição ferrenha a Iris Rezende (MDB).
Entenda
A acusação de homofobia contra Oseias se baseia na articulação do vereador, em 2018, contra a criação do Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (COMLGBT).
Na época ele disse que, na medida do “pensamento de esquerda”, era, sim, “homofóbico, fascista, racista e misógino”. “Sou todas essas coisas malignas porque penso diferente de vocês. Só que aprendi uma coisa, adjetivação é o último recurso de quem perdeu a argumentação, querem argumentar, estou a disposição. Peço apenas de ter a misericórdia de não me julgarem”, disse no plenário da Câmara.
Ele ainda argumentou que a proposta seria uma tentativa de criminalizar o Cristianismo. “O que existe hoje em âmbito nacional é pauta ideológica conduzida por linha de pensamento que pretende criminalizar a tradição judaico-cristã no mundo ocidental”, disse.