Kajuru entra com habeas corpus para garantir liberdade da Crusoé e O Antagonista

Segundo senador, Supremo Tribunal Federal fragilizou a democracia ao censurar os sites  

Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O senador Jorge Kajuru (PSB) protocolou na justiça e compartilhou ao Jornal Opção, em primeira mão, uma ação de habeas corpus preventivo para garantir a liberdade dos responsáveis pelo site O Antagonista e a Revista Crusoé, “para o trancamento do Inquérito contra os responsáveis pela matéria ‘O amigo do amigo do meu pai’, e, sobretudo, para garantia da liberdade de imprensa, pelo direito à informação e opinião”.

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Alexandre de Moraes, determinou, nesta segunda-feira, 15, que a versão digital da Crusoé e o site Antagonista retirassem uma matéria do ar, com multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento. Isso, porque o texto, baseado em autos da Lava Jato, cita o presidente do STF Dias Toffoli.

Segundo o senador, Ruy Barbosa dizia que “a pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer”. No texto de Kajuru, ele ainda afirma que “é absolutamente inaceitável que em tempos atuais, de solidez das instituições democráticas, membros da mais alta Corte do País se utilizem de suas próprias decisões, não para manter honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, como disse a decisão, mas para manter o verniz ou como diz o adágio popular”.

Democracia

Kajuru também se lembra da declaração de Jorge Werthein, que foi representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre 1996  e 2005. Segundo o senador, ele declarou que a democracia, em seu conceito clássico, pressupões os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, “equilibrados e exercendo mútuo controle em benefício do conjunto da sociedade”.

Além disso, Kajuru sequencia a fala do representante ao dizer que a imprensa e os meios de comunicação são parte do sistema democrático moderno de forma indissolúvel. “Não há como conceber democracia sem uma imprensa livre e vigorosa. A imprensa é um dos canais por meio dos quais a sociedade civil se manifesta, emite opiniões, troca informações, vigia, denuncia e cobra dos três poderes clássicos o perfeito funcionamento daquilo que entendemos como democracia”, reescreve o texto de Jorge.

STF

Para o senador, o STF fragilizou a democracia ao censurar o site O Antagonista e a revista Crusoé. “Espero, sinceramente, que o Plenário do Supremo Tribunal Federal entenda que o interesse público sempre deve estar um degrau acima dos direitos individuais”, finalizou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rogerio James de andrade

Ou capa este poder que vem demonstrando ser déspota,autoritário e envolvido com certos políticos e empresários maléficos e malignos ou a verdadeira intervenção virá,abençoadamente,dos militares.Estamos perdendo tempo com este congresso e tribunais,o povo já exige uma intervenção urgente.

RICARDO F GUIMARAES

Por que vcs não sabem o que a INJUSTIÇA do TRABALHO!!!
Uma verdadeira injustiça com os empresários!!!
E não tem.para quem reclamar !!
Kajuru tem meu apoio!!!

Alceu

STF da nojo

Reginaldo Mattos Laino

Posso dizer que, em relação ao Congresso Nacional, em suas duas casas, não esperava alguma coisa decente, mormente, pela conduta de muitos dos seus integrantes, nos últimos anos.
Porém, começo a acreditar em ventos de mudança, principalmente, pela postura do Senador Jorge Kajuru e de alguns outros membros desta casa legislativa.
E necessário refutar a postura de alguns ministros do “Supremo”.
Alguns dos integrantes de está Corte Constitucional envergonham a Nação Brasileira.
Causa estranheza algumas decisões ali tomadas, bem como, as decisões monocráticas exaradas por alguns ministros!!!.

Força Senador!!
co

Édson Abreu

É isso Senador Jorge Kajuru, você está representando os cidadãos de bem do nosso Brasil.

Vania

Parabéns senador. TB estou esperando aquele outro trabalho que os brasileiros aguardam com ansiedade. O impeachman do ministro

Otacílio de Oliveira

Boa tarde meu nobre Kajuru. Pra cima desses corruptos . Mostre a eles que eles não estão acima das leis e não são Deuses. Otacílio de betim M.G.

Selma

Parabéns Senador Kajuru pelas providências adotadas, pois a democracia se constitui pela livre manifestação das pessoas, da imprensa, dos poderes. Não é justo que em um País democrático como o.Brasil o povo e imprensa não possam se manifestar livremente. Aliás, gostaria de saber, aonde a esquerda que tanto defende a democracia ainda não se apresentou.

Antonio Dias

É isso aí Kajuru,precisamos de outros Homens e políticos com
sua coragem e bater de frente com esses caras q pensam q podem tudo.Uma frase q li eles pensam estar por cima de tudo
e podem tudo sem ninguém fazer nada.Mete o pau no Sr.Gilmar Mendes ele tem a ser o primeiro a sair ,pois basta de democracia escondida .Isso é ditadura.

Ismael Ramalho DA Silva

STF , BANDO DE LADRÕES QUE SE ACHHAM ACIMA DA LEI.

Josenir Barbosa

Esse Kajuru a cada dia, ganha mais o meu respeito e admiração. Parabéns senadoR Kajuru, o lugar do senhor é na presidência do senado.

Márcio Marcioaraujo

Democracia com esse STF é o fim da picada.
O Brasil precisa afundar muito mais para poder ressuscitar das cinzas.

Josenir Barbosa

Senador Kajuru, parabéns, o Brasil precisa de mais senadores com o seu caráter.

Fernando

Toffolli, mais um palhaço, ou seja, estamos vivendo um grande
CIRCO.

edson barbosa da silva

Qual moral tem esse STF desacreditado por todos, uma casa que esta um mangue sem credito algum com a população e os demais poderes. exigimos seriedade e clareza.

Aluísio Silva

O senador Kajuru, com certeza, representa muito bem seus eleitores. Imagino o grau de nível ético e moral que possam ter seus eleitores, para o terem alicerçado à função de senador. Infelizmente ele não é do meu estado, mas se o fosse, teria aqui mais um eleitor. Tudo por nossa Nação. Que estes pulhas do judiciário entendam de vez que não são donos do país. Este país é do Brasileiros legítimos. Que a mão Divina pese sobre suas cabeças.