O senador Jorge Kajuru (PSB) e o governador Ronaldo Caiado (UB) participam nesta terça-feira, 30, de uma audiência com o ministro dos Transportes Renan Filho. Na pauta, está a melhoria da malha rodoviária com o objetivo de aprimorar o escoamento das safras goianas e a melhoria no trânsito da Região Metropolitana.

“As demandas são fruto dos anseios de nossos gestores municipais, que querem desembaraçar os problemas logísticos que afligem nossos cidadãos”, diz Kajuru. Em Valparaíso de Goiás, a demanda envolve a celebração de convênio entre o DNIT e a prefeitura para a construção do viaduto de acesso ao município na BR-040. Os recursos já foram garantidos por meio de emenda de Bancada, o que demonstra a importância do empreendimento para a região do entorno do Distrito Federal.

Já Rio Verde solicita a duplicação da BR-452, entre o município e Itumbiara, a construção do Anel Viário da BR-060 a BR-452, a aprovação dos projetos de ampliação de dois túneis no perímetro urbano da BR-060, a serem executados com recursos do município, e a construção de passarelas para pedestres no perímetro urbano da BR- 060 em Rio Verde.

A possibilidade da construção de um novo traçado da BR-153, rota de ligação entre Goiânia e Aparecida de Goiânia, entrará na pauta. 

“Essa é uma ação que irá desafogar o intenso tráfego de veículos que assola a Região Metropolitana de Goiânia. Isso vai favorecer a logística para o escoamento dos nossos produtos para o resto do país e o exterior”, explica Kajuru.

As melhorias do transporte do Entorno do Distrito Federal, uma pauta defendida pelo senador, fará parte das discussões, em especial o BRT que liga Santa Maria (DF) a Luziânia (GO).

O secretária de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales e o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, Lucas Vissoto, também participam da reunião.