Kajuru aconselha Datena a retirar candidatura a prefeito de São Paulo. Mas Perillo venceu a parada
11 setembro 2024 às 18h14
COMPARTILHAR
A revista “Veja” revela que Jorge Kajuru, senador por Goiás, aconselhou o jornalista e apresentador licenciado da Band José Luiz Datena, do PSDB, a desistir da candidatura a prefeito de São Paulo.
Kajuru, que tem problemas de saúde, aconselhou o amigo — e “padrinho”, como costuma sugerir — a cuidar da saúde. Datena tem problemas cardíacos e já se submeteu a procedimentos cirúrgicos. No momento, ele aparece entre o quarto e o quinto lugar nas pesquisas de intenção de voto — atrás do prefeito Ricardo Nunes (MDB), do deputado federal Guilherme Boulos (Psol), do empresário Pablo Marçal (PRTB) e, por vezes, da deputada federal Tábata Amaral (PDT).
Enquanto Kajuru opera para retirar Datena de campo, preocupado com sua saúde — e inclusive com sua alimentação —, a cúpula nacional do PSDB trabalha para mantê-lo na disputa. Familiares do apresentador também preferem vê-lo fora da disputa.
Desconsiderado o aconselhamento de Jorge Kajuru e de familiares, o presidente nacional do PSDB, Marcos Perillo, e o deputado Aécio Neves, do PSDB, teriam convencido Datena a se manter no páreo. Pode não ser positivo para o jornalista — as longas caminhadas estariam prejudicando sua saúde, dados os problemas cardíacos —, mas os líderes tucanos sugerem que é preciso fortalecer o PSDB, sobretudo sua chapa de candidatos a vereador, além da imagem do partido em São Paulo (o PSDB governou o Estado de São Paulo por mais de 20 anos).
Numa eleição altamente polarizada, entre Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Pablo Marçal, parece que não há mesmo espaço para Tábata Amaral e Datena. Mas o apresentador não quer ficar com a fama de “eterno quase candidato”, por isso aceitou a orientação para se manter no páreo. (E.F.B.)