A Justiça Eleitoral determinou, neste sábado, 21, que o site Vero Notícia, lançado neste mês de setembro, faça a “imediata retirada” de fake news contra o candidato a prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL). O candidato, por sua vez, procurou a Polícia Federal (PF) na última quinta-feira, 19, para pedir a abertura de inquérito para investigar as informações falsas divulgadas pelo portal.

Na sentença proferida hoje, a juíza Edna Maria Ramos da Hora afirma que o falso conteúdo “extrapola os limites da liberdade de expressão” e adverte que a reincidência poderá acarretar sanções mais severas e configurar crime eleitoral (art. 323 do Código Eleitoral), por se tratar da divulgação, em período eleitoral, de “atos que sabe inverídicos em relação a partidos ou a candidatos e capazes de exercer influência perante o eleitorado”.

Com o slogan “Se está no Vero, é verdade”, o portal publicou fake news contra Corrêa se utilizando de falsos documentos. Essas mesmas informações falsas teriam sido retransmitidas em veículos de comunicação supostamente ligados ao prefeito Roberto Naves (Republicanos).

Dois dias atrás, na quinta-feira, Márcio Corrêa foi à PF para pedir uma investigação contra as fake news divulgadas pelo Vero Notícias. Vale destacar que no dia 10 de setembro, o Portal 6 publicou matéria denunciando a criação de uma página com a intenção de atacar adversários na reta final da campanha.

Segundo a notícia, um corretor de imóveis teria sido escalado para montar a equipe em Brasília, assim, não causaria a impressão de estar atendendo aos interesses de um grupo político de Anápolis.