Justiça barra divulgação de pesquisa eleitoral em Itumbiara
22 julho 2024 às 19h48
COMPARTILHAR
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) impugnou uma pesquisa eleitoral realizada pela Agência Calculus/Jornal Líder, de Itumbiara. A decisão ocorre após pedido do Partido Socialista Brasileiro (PSB) da cidade. A decisão é assinada pela Juíza Eleitoral da 16ª Zona, Natácia Lopes Magalhães.
De acordo com o requerimento do PSB, a pesquisa possui irregularidades como: plano amostral incompleto, ausência de informações com detalhamento de bairros atingidos, falta de envio de relatório completo com os resultados do levantamento e informações erradas em relação ao partido ao qual o candidato é filiado.
O PSB pede a suspenção da divulgação dos resultados da pesquisa e multa de R$ 106 mil, além da exclusão de postagens, links e impõe que o responsável pelo levantamento preste esclarecimentos sobre os resultados.
A juíza determinou a notificação de todos os representados quanto à proibição de divulgação da pesquisa em mídias escritas ou virtuais e que a Agência Calculu’s, no prazo de 2 dias, faça a inserção de todo material relacionado à pesquisa eleitoral no sistema do PJE. Além disso, a magistrada dá prazo de dois dias para que o instituto apresente defesa.
“Convém ressaltar que as pesquisas eleitorais exercem historicamente grande influência sobre os eleitores, e essa influência tem se potencializado, dada a persuasão dos atuais meios de comunicação. Inclusive, em face das graves consequências da veiculação dos resultados de pesquisas eleitorais, existe rigorosa disciplina para a sua realização e, principalmente, divulgação, no nítido propósito de se evitar que, através de métodos artificiais, equivocados ou disfarçados, seja o eleitorado induzido a acreditar em situação diversa da real”, diz a decisão.
Ao Jornal Opção, Gilvan Martins, do Jornal Líder, afirmou que o estatístico responsável pela pesquisa “já tomou todas as providências exigidas pela Justiça Eleitoral, que foi a falta de anexar no pesk e as informações e relatório completo sobre o resultado e os bairros pesquisados”.