Decisão assinada pelo promotor da 147ª Zona Eleitoral de Goiânia, João Teles de Moura Neto afeta mandato do vereador Leo José. Pelo documento, votos contabilizados serão declarados nulos e mandato será redistribuído a um novo partido

Vereador Leo José / Foto: Reprodução/Internet

O promotor da 147ª Zona Eleitoral de Goiânia, João Teles de Moura Neto assinou pela cassação dos mandatos eletivos e dos diplomas obtidos dos vereadores e suplentes que concorreram no último pleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Na decisão o juiz entendeu como pertinente declarar todos os votos atribuídos à sigla como nulos e redistribuir os eventuais mandatos aos partidos que alcançaram o quociente partidário no último pleito. Isso porquê, no entendimento do juiz, de fato, o partido descumpriu a cota de gênero apresentando um número de candidaturas femininas efetivas inferior ao previsto pela legislação eleitoral.

O partido, incialmente, estava dentro da margem prevista pela legislação, porém, três candidaturas foram indeferidas para a chapa, fazendo com que o número de mulheres na disputa ficasse abaixo do tolerável. A decisão afeta o mandato do vereador Leo José que atualmente ocupa cadeira na Câmara Municipal de Goiânia.