COMPARTILHAR

Atual prefeito e secretário municipal também foram alvos de ação do Ministério Público Eleitoral e estão inelegíveis por oito anos

duilio-e-nacoitan-facebook
O vice e o prefeito eleitos: Duilio e Naçoitan foram cassados

Uma sentença do juiz eleitoral de Iporá da última sexta-feira (11/11) cassou o registro de candidatura do prefeito e vice-prefeito eleitos na cidade no dia 2 de outubro, Naçoitan Leite (PSDB) e Duílio Alves (PSDB), que também ficaram inelegíveis por oito anos. O atual prefeito, Danilo Gleic (PSDB), foi multado e também está inelegível. O secretário municipal Donizete Vieira de Souza também foi multado. A decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso.

De acordo com a ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral, o prefeito de Iporá teria abusado do poder político para beneficiar a candidatura de Naçoitan e Duílio, candidatos do mesmo partido.

Danilo Gleic teria gastado mais com publicidade em 2106 que nos últimos três anos, promovido a distribuição de bens, serviços e benefícios em pleno ano eleitoral e, ainda, teria feito uma revisão geral da remuneração dos servidores públicos. O aumento de salário, concedido nos 180 dias anteriores às eleições, é maior que o reajuste pela inflação.

Também envolvido na ação, o secretário Donizete Vieira de Souza teria prestado serviços ao comitê de campanha de Naçoitan Leite durante o horário de expediente, o que é proibido pela lei eleitoral. Todos os quatro envolvidos ficaram inelegíveis por oito anos e terão que pagar multas.

Naçoitan Leite e Duílio Alves de 80.000 UFIRs (cerca de 85 mil reais); Danilo Gleic de 60.000 UFIRs (65 mil reais) e Donizete Vieira de Souza de 20.000 UFIRs (25 mil reais).

A defesa dos envolvidos afirmou que eles “jamais utilizaram a máquina pública em seus benefícios, nem existe prova nos autos que a máquina os tenha beneficiado”.

A reportagem tentou entrar em contato com Danilo Gleic e Naçoitan Leite, mas não foi atendida até o fechamento da matéria.