Juíza suspende processo de expulsão de deputado Fernando Cury do Cidadania por apalpar colega

Diretório do partido afirma que estuda formas de recorrer da decisão

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) em sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo – Carol Jacob/ Alesp

A juíza Thaissa de Mourã Guimarães, da 20ª Vara Cível de Brasília, atendeu ao pedido do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) e suspendeu o processo da comissão de ética do partido que recomendou sua expulsão da sigla, após apalpar a colega Isa Penna (PSOL) no plenário.

A decisão foi recebida pela defesa de Cury na manhã desta quarta-feira, 13. No mesmo horário, estava marcada uma reunião da executiva nacional do Cidadania para dar andamento ao caso. O encontro foi mantido, mas a reunião não pôde dar seguimento ao processo de Cury devido à decisão judicial. O partido informou que estuda uma forma de recorrer da decisão.

A reunião da executiva nacional tinha o propósito de receber o relatório da comissão de ética que recomendou a expulsão de Cury e de convocar outra reunião, dessa vez do diretório nacional. O diretório faria a deliberação final, acatando a sugestão de expulsão ou não.

A juíza acatou os argumentos de Cury de que a documentação que deu início ao processo na comissão de ética, feita pelo próprio presidente do Cidadania, Roberto Freire, não detalha qual foi a conduta do deputado que violou as regras do partido. A magistrada menciona que o texto usa apenas termos genéricos como “lamentáveis fatos” e “conduta absolutamente incompatível com os princípios do partido”.

No processo judicial, o Cidadania argumenta que o deputado recebeu a representação e foi notificado sobre o processo no conselho de ética por email, por aplicativo de mensagens, pelos Correios e por cartório. A representação menciona o vídeo que flagrou o deputado assediando a colega deputada estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.