Jovem irá fazer 3ª cirurgia após síndrome rara que causa necrose na região genital

18 julho 2025 às 07h20

COMPARTILHAR
Renato de Sá, de 30 anos, irá realizar a terceira cirurgia após ser diagnosticado com a Síndrome de Fournier, infecção bacteriana que acomete a região genital e causa a morte (gangrena) dos tecidos da área. Segundo ele, a doença começou com um desconforto em janeiro, piorando rapidamente.
O jovem chegou a ir em pronto-atendimento (UPAs) e recebeu orientações de medicação, mas a síndrome ainda não tinha sido identificada.
“Foi horrível. A dor foi só aumentando. Não conseguia mais sentar direito, só ficar deitado. Eu estava em Goiânia e fui em uma UPA de lá. E eles só passaram remédio para dor na veia. Aí eu voltei para Brasília, e fui direito para o Hospital de Base. Lá eu já cheguei chorando de dor, de cadeira de rodas”, relatou ao G1.
Poucos dias após o primeiro sintoma, a infecção já havia se alastrado – e as dores tinham se tornado insuportáveis.
“Eles falaram que eu estava com essa infecção bacteriana, chamada Síndrome de Fournier. Eu só queria que a dor passasse. Fiquei muito assustado com tudo. Não estava entendendo o que estava acontecendo comigo. E com a dor eu acho que desassociei um pouco, porque só lembro de entrar gritando na sala de cirurgia e pedir pelo amor de Deus para fazerem aquela dor parar. Foi quando me sedaram”, afirma.
Já na primeira cirurgia, Renato estava em estado de sepse, correndo risco de morrer. “A primeira cirurgia, que eu só tinha 5% de chance, foi só para salvar a minha vida”.
“A segunda cirurgia foi quando eles tiraram toda a pele necrosada pela bactéria e colocaram uma bolsinha de colostomia em mim. A partir daí, eu fiquei quatro dias na morfina para aguentar a dor, sem conseguir andar, ir ao banheiro, tomar banho. As enfermeiras me davam banho na maca e eu urinava pela sonda. Foram os 18 dias no hospital”.
“Eu consegui voltar a andar aos poucos, fui para casa. Depois de alguns meses, a pele retirada se regenerou, e hoje eu estou bem, estou saudável, recuperado. Agora estou esperando conseguir fazer a reconstrução”.
Agora, Renato se recupera, mas ainda convive com a bolsa de colostomia porque precisa de uma terceira cirurgia: a de reconstrução do trânsito do trato intestinal.
Síndrome de Fournier
A Síndrome de Fournier é uma infecção rara e grave que atinge a região genital e acomete especialmente os homens. A doença é causada por bactérias que penetram os tecidos moles do períneo, região entre o pênis e o ânus, provocando necrose dos tecidos.
Os principais sintomas da Síndrome de Fournier incluem:
- Dor súbita e intensa na região genital;
- Vermelhidão, inchaço e sensibilidade na pele;
- Febre;
- Calafrios;
- Náuseas e vômitos;
- Mau cheiro local;
- Saída de pus pela pele;
- Queda do estado geral de saúde do paciente.
As principais causas de contaminação são:
- Traumas na região;
- Pacientes portadores de diabetes mellitus;
- Pacientes imunossuprimidos;
- Falta de higiene íntima;
- Infecção urinária;
- Picada de inseto na região;
- Presença de sondas urinárias na bexiga.
Leia também
Com UTIs próximas do limite, Goiás decreta emergência por Síndrome Respiratória Aguda Grave