Os dois mantêm relações estreitas há anos. Além dele, o deputado João Campos também possuía proximidade com o cartorário

jovairO deputado federal e líder do PTB, Jovair Arantes, é apontado como um dos principais articuladores na Câmara em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Cartórios, que permitiria que cartorários não concursados continuassem em seus cargos.

O projeto beneficiaria o empresário Maurício Borges Sampaio, com quem Jovair mantinha relações estreitas. Sampaio foi afastado da direção do 1° Tabelionato de Registro de Pessoas Jurídicas, Títulos, Documentos e Protestos por improbidade administrativa e é suspeito do assassinato do cronista esportivo Valério Luiz, morto em julho de 2012.

Jovair chegou a admitir ao jornal “O Globo” sua proximidade com Sampaio, considerado por ele um amigo pessoal. Em 2012, o deputado substituiu o empresário na vice-presidência do Atlético Goianiense e, mais tarde, Jovair também teria apoiado a filiação de Thiago Sampaio, filho de Maurício, no PTB. Além disso, outro deputado que mantém relações com o cartorário é João Campos (PSDB), cujo escritório pertence a Sampaio, que não cobra o aluguel.