Joseph Blatter renuncia ao cargo de presidente da Fifa
02 junho 2015 às 14h06

COMPARTILHAR
Dirigente anunciou que irá convocar novas eleições até março de 2016

Em meio ao maior escândalo de corrupção da Fifa, o presidente da entidade, Joseph Blatter, anunciou nesta terça-feira (2/6) que renunciará ao cargo. Ele convocará novas eleições entre dezembro de 2015 e março de 2016, até lá, continuará exercendo a função.
“Este mandato não parece ser apoiado por todos no mundo do futebol”, explicou Blatter numa conferência de imprensa em Zurique. De acordo com o presidente, “a Fifa precisa de uma reestruturação profunda”.
O suíço de 79 anos havia sido reeleito para seu quinto mandato em frente à federação, na última sexta-feira (29/5), quando derrotou seu único adversário, o príncipe da Jordânia, Ali bin Al-Hussein.
A votação foi para o segundo turno, mas o concorrente, o príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein, de 39 anos, desistiu da candidatura. Na primeira rodada, Blatter obteve 133 votos e Al Hussein conseguiu 73.
Na última segunda-feira (1º), o ex-vice-presidente da entidade Jack Warner disse em entrevista que ninguém havia causado mais vergonha à Fifa do que o atual presidente. Warner é um dos nove dirigentes da federação acusados pelo Departamento de Justiça dos EUA de conduzir uma organização criminosa que movimentou mais de US$ 150 milhões em propina.
Na entrevista publicada em uma revista alemã, o ex-vice-presidente questiona a ausência de investigações envolvendo o nome de Blatter.