O deputado federal José Nelto, representante do Partido Progressistas (PP) de Goiás, entrou em contato com a Aeronáutica, nesta terça-feira, 30, o com o objetivo de obter informações e expressar sua preocupação em relação à chegada de Nicolás Maduro ao Brasil, sem que sua aeronave estivesse devidamente identificada nos sistemas de rastreamento.

Por meio de um ofício, Nelto direcionou sua mensagem ao tenente Brigadeiro do Ar, Carlos de Almeida Baptista Júnior, dizendo que a “FAB deve implementar e fiscalizar o cumprimento das leis nacionais, bem como os regulamentos e normas de interesse aeronáutico, para garantir a segurança da aviação em espaço nacional”.

Para Nelto, é maior e mais importante do que qualquer justificativa apresentada pela comitiva de Maduro para contornar o protocolo ao pousar no Brasil “deve ser a preocupação com a vida da população brasileira e a segurança de nossos cidadãos”.

O vice-líder do PP também ressaltou o risco dessa manobra em relação a outras aeronaves que estejam sobrevoando o Brasil, já que “não terão informações suficientes a eventual necessidade de alteração de rota e outras medidas”.