“Os resultados têm sido animadores”, diz o vice-governador, que atua como coordenador do grupo

Foto: Fernando Leite/Jornal Opção
Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O Grupo de Trabalho de Apoio às Ações de Controle e Redução da Criminalidade em Goiás tem obtido resultado positivo no combate à violência. A avaliação é do coordenador do grupo, o vice-governador José Eliton (PP), que participou de reunião com todos os órgãos do governo para a realização do primeiro balanço.

“Nos reunimos hoje para fazer a análise dos primeiros dados e a nossa avaliação é positiva. Os resultados têm sido animadores”, afirmou o vice-governador. Segundo ele, os números discutidos ainda são preliminares, e, ao menos por enquanto, não serão divulgados à imprensa.

[relacionadas artigos=”9366,10194″]

O pepista informou que o grupo tem analisado setor por setor quais são as melhores providências a serem tomadas e que o calendário das próximas ações está sendo definido. Ele pondera que a empolgação com o que foi discutido deve ser comedida, já que os avanços podem ser apenas um “soluço”. “Não nos interessa que seja uma queda brusca agora para depois os índices aumentarem novamente.”

Entre as ações realizadas pelo grupo, Eliton destaca a realização de serviços nos bairros por meio dos programas assistenciais do governo, a abertura de escolas aos finais de semana para que os jovens possam utilizar as quadras esportivas para o lazer, os projetos para minimização da evasão escolar promovidos pela Secretaria de Educação, a promoção de palestras, a inclusão de crianças e adolescentes em projetos de combate às drogas, além de ações mais incisivas da Polícia Civil e do reforço nas rondas da Polícia Militar. O vice-governador ressaltou que tais ações ajudaram os índices de homicídio diminuírem 50% em julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, reforçando, no entanto, que tratam-se de dados preliminares.

Goiânia registrou em junho o recorde no caso de homicídios, com 77 casos. Assim, o governo formatou o Grupo de Trabalho de Apoio às Ações de Controle e Redução da Criminalidade no dia 9 de julho com o intuito de atingir a meta de redução de 10% dos números de mortes violentas no Estado em relação ao ano passado, quando 2.576 pessoas foram assassinadas.

A Segurança Pública é uma área considerada vital para a reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB).