Na última terça-feira, 22, torcedores que acompanhavam a partida entre Corinthians e Estudiantes, na transmissão do SBT pela internet, testemunharam uma situação extremamente desconfortável. Em um lance do jogo, o atacante da equipe paulista, Gustavo Mosquito, perdeu um gol feito ao isolar um chute dentro da grande área.

Minutos depois, já nos acréscimos da partida, os participantes da transmissão discutiam sobre o lance e o humorista Eros Prado, em uma insensibilidade e infelicidade sem tamanho, disse que o jogador chutou a bola para o pai dele que está no céu.

Gustavo Mosquito perdeu o pai, Gerson Dutra, em 2021, vítima da Covid-19. Agora eu pergunto: o que faz um humorista em uma transmissão de futebol? Em que ali deveriam estar profissionais do jornalismo esportivo, ou ainda ex-jogadores como especialistas no esporte?

Vale ressaltar que Eros Prado não é um comediante ruim, mas o lugar dele não era ali. Jornalismo não é para humorista. O lance em questão poderia ter sido analisado por diversos pontos. Um repórter em campo poderia descrever o lance em detalhes, com algum olhar que a transmissão não conseguiu captar para tentar explicar o erro do atleta.

Um comentarista poderia tentar justificar o erro, alegando displicência no lance, ou ainda observando a trajetória da bola, que de fato quica no momento da batida de Mosquito e pode ter dificultado o arremate do jogador. Enfim, um jornalista esportivo, ou um profissional da área, saberia o que dizer.

Não foi o caso de Prado, que na tentativa de ser engraçado e sem ter o que dizer, falou uma besteira que lhe custou o emprego na emissora. Que ele está errado isso não tem discussão, mas quem o colocou nessa posição também errou.

Entendo quem diga que uma dose de humor pode fazer bem em uma transmissão esportiva, para deixar um tom mais leve, e até respeito essa opinião. Tudo bem. Mas tem um limite. Quando não tem nada para falar, o melhor é ficar calado.

Mais uma vez, jornalismo não é para humorista. Jornalismo não é entretenimento, e entretenimento não é jornalismo.

humorista Mosquito
(Eros Prado e Gustavo Mosquito com o pai | Foto: Reprodução/Instagram)

Leia também: