Jornal revela origem da sigla Ursal

Folha de S. Paulo entrevistou a autora do termo usado por Cabo Daciolo durante debate entre presidenciáveis

Citada por Cabo Daciolo, candidato a presidente pelo Patriota, no primeiro debate na TV na última semana, a sigla Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) não passa de uma invenção criada há 17 anos. Quem apurou a informação foi o jornal Folha de S. Paulo.

O termo que viralizou nas redes sociais e virou motivo para piada surgiu de um texto da socióloga e professora universitária aposentada Maria Lucia Victor Barbosa.

Ela revelou à Folha ter inventado o termo Ursal em 2001 como uma ironia, uma crítica a um encontro do Foro de São Paulo em Havana que ocorreu naquele ano.

Em artigo publicado na internet em 9 de dezembro de 2001 intitulado “Os Companheiros”, que foi reproduzido em alguns blogs à época, a professora escreveu: “Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (URSAL)?”, escreveu ela, claramente em tom de deboche.

“Eu falava para as pessoas ‘não passa isso’ [adiante], mas não teve jeito, de repente espalhou”, revelou a professora.

3
Deixe um comentário

3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Luciano Almeida

No Brasil a extrema direita habitualmente utiliza o fantasma do “perigo comunista” para semear paranoia e estimular ditaduras. Os neofascistas tentam alimentar nas redes sociais a histeria da “ameaça vermelha” como pretexto para solapar a democracia, coibir a liberdade de expressão e torpedear o estado de direito. Essas criaturas delirantes que transitam entre o desequlíbrio mental, a ignorância e a ma-fé podem comemorar: agora possuem um expoente à altura, o “cabo Daciolo”, esse híbrido de curupira e caipora que jura que a “URSAL” é verídica.

Carlos Spindula

O nome pode ter sido inventado por essa professora, mas a intenção e os efeitos são bem reais. O Cabo Daciolo falou as verdades que os esquerdistas não querem que sejam expostas.

gilbertoRZ

mesmo q nao seja real
nao eh a toa q politicos sul-americanos recorrem ao apoio da russia
nao seria surpresa se tentassem realizar uma versao da URSS aqui na america