Jornal aponta gravação de negociação de cargos entre membros do PSL

Deputado Julian Lemos e secretário-geral do partido na Paraíba, Fabrício Nobrega, tiveram conversa telefônica grampeada ilegalmente, segundo fonte

O Globo teve acesso a uma gravação telefônica de 12 minutos em que o deputado federal Gulliem Lemos (PSL-PB), o Julian Lemos, como é conhecido, diz a Fabrício Nobrega Lopes, secretário-geral do PSL na Paraíba e assessor do Ministério do Turismo, que garantiu com a Casa Civil prerrogativa de indicar nomes para cargos de direção na Fundação Nacional da Saúde (Funasa) de seu Estado e, ainda, na sede regional do Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O áudio trata, também, sobre negociações de parlamentares para votação positiva na reforma da Previdência.

À equipe do jornal O Globo, Lemos disse que a gravação era crime e que a Polícia Federal iria investigar. Uma fonte do veículo de comunicação informou que, de fato, não houve autorização dos interlocutores e teria ocorrido por grampo telefônico, que Julian atribui a adversários políticos.

Conversa

A gravação da conversa, que ocorreu em fevereiro, aponta, conforme O Globo, que o secretário Fábio Nobrega Lopes, falou sobre reunião na Casa Civil que acertou distribuição de cargos após o Carnaval, “a nível estadual”. Onyx, segundo o titular da pasta, também esteve em um encontro, onde foram discutidas indicações na esfera federal em troca de votos para a reforma da Previdência. A assessoria do ministro Chefe da Casa Civil não comentou o áudio ao jornal.

Haveria cargos, conforme a gravação, para todos os partidos, exceto PT e outras siglas de esquerda. Ressalta-se que um dos trechos destacados pelo Globo aponta uma fala sobre preenchimento de vaga, cujo salário líquido seria de R$ 7 mil, na Funasa. Lemos e Nobrega consideram o valor baixo.

Fabio Lopes também foi procurado pela equipe do veículo de comunicação que noticiou originalmente, mas não retornou às demandas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.