Jogos Mundiais Indígenas em Palmas são destaque na BBC de Londres

Primeira edição mundial da competição será realizada em setembro deste ano. Evento contará com participação de 22 etnias, 30 países e 2.200 atletas

Foto: Mayke Toscano/ GEMT (14/11/2013)/ Fotos Públicas

Foto: Mayke Toscano/ GEMT (14/11/2013)/ Fotos Públicas

A primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas foi destaque no canal BBC de Londres, na Inglaterra. A TV possui um programa chamado “The travel show”, e no episódio do último dia 16, que falava sobre as maiores tendências de viagens e locais mais interessantes para se visitar em 2015, a competição, que será realizada em Palmas, no Tocantins, foi citada.

A capital mais nova do País, com apenas 25 anos, foi escolhida para sediar os jogos em abril do ano passado. A competição terá início no dia 18 de setembro deste ano. Foi confirmada a participação de 22 etnias, 30 países, sendo que cada país e etnia brasileira poderão inscrever para o evento um número de até 50 participantes, totalizando 2.200 atletas.

As modalidades de disputa são: tiro com arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida de velocidade rustica (100 m), canoagem rustica tradicional, corrida de tora, lutas corporais, xikunahati, futebol de campo, atletismo e natação (travessia).

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, esteve envolvido no processo de candidatura desde agosto de 2013, comparecendo aos jogos nacionais e mantendo contato com o Ministério dos Esportes. Amastha comentou nesta quinta-feira na página do seu perfil Twitter o programa da BBC. “Obrigado Deus. Sempre sonheiro alto para Palmas. Nunca pensei que colocaríamos no TOP15 do mundo na mais famosa rede do planeta. BBC de Londres”, publicou.

O Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) avaliou que a capital apresentou o melhor projeto técnico. Serão oferecidos na capital aldeia para alojamento das etnias brasileiras, refeitório, oca digital, praça de alimentação com comidas típicas, campo de beisebol, raia olímpica, grande arena, museu do índio e feira de artesanato. Conforme informações do governo estadual, o Estado do Tocantins possui cerca de 10 mil indígenas.

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jussara Andrea

Parabéns ao meu prefeito, ele ta fazendo com que nossa cidade seja vista pelo mundo todo. Parabéns. …