Joel Sant’Anna é confirmado para Secretaria de Indústria e Comércio; posse será na terça-feira

Nomeação marca reaproximação do Progressista a base governista. Joel assume vaga que era ocupada por José Vitti, que deixa o governo para disputar eleição para deputado estadual, em 2022

Indicado pelo partido Progressistas, Joel Sant’Anna Braga Filho, irmão do ex-ministro Alexandre Baldy, assumirá a Secretaria da Indústria (SIC). A nomeação, segundo fontes palacianas, já é certa. A posse será na tarde da próxima terça-feira, 26. Joel assume vaga que era ocupada por José Vitti, que deixa o governo para disputar eleição para deputado estadual, em 2022.

A nomeação de Joel Sant’Anna para secretaria estadual sela a aliança entre Ronaldo Caiado e Progressistas de Alexandre Baldy. Há algumas semanas o governador já havia se reunido com lideranças do PP, assinalando a concretização de uma reaproximação promovida pelo presidente do MDB goiano, Daniel Vilela e pelo prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Progressista).

Progressistas e Ronaldo Caiado estavam rompidos desde janeiro deste ano, quando o governador reagiu a declarações de Alexandre Baldy – que desejava o apoio de Caiado ao deputado federal Arthur Lira (PP-AL) nas eleições para a Câmara dos Deputados. O rompimento veio com a exoneração do Adriano Baldy, que ocupava a Secretaria de Cultura.

A volta do PP a base de Caiado é considerada importante para o projeto de reeleição em 2022. A nomeação de Joel Sant’Anna também é considerada estratégica. Ele é um nome técnico, já foi secretário de Ciência e Tecnologia do governo do ex-governador Alcides Cidinho Rodrigues e diretor da Assembleia Legislativa de Goiás. Seu grande professor de política foi seu sogro — Marco Maciel, que foi deputado federal e vice-presidente da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.