Joaquim Barbosa desabafa nas redes sobre Congresso e Lula: “omisso e retrógrado” e “conservador à la carte”

25 junho 2024 às 16h54

COMPARTILHAR
Nesta segunda-feira, 24, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, fez afirmações sobre o Congresso e sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele se manifestou no X, antigo Twitter, e até mesmo a população foi alvo de suas críticas: “o país é acéfalo”, disse ele.
Suas insatisfações com a forma de governar o país, o levaram a dizer que Lula é incapaz de liderar o país em várias que ele considera que poderia avançar significativamente. Além disso, o ex-ministro também acusa Lula de ser omisso e de ficar “em cima do muro” e “conservador ‘à la carte” quanto à questões importantes. Enquanto isso, descreveu o Congresso Nacional como “omisso e retrógrado, um horror”.

Joaquim Barbosa não tem o hábito de fazer grandes e polêmicas afirmações em suas redes pessoais. Foi ele também o principal responsável pelo andamento das investigações sobre o mensalão. Entretanto, vale salientar, o ex-ministro apoiou e declarou voto no presidente Lula. Após a vitória eleitoral do presidente, ele celebrou e parabenizou o petista.
“Venceram a Democracia, a civilidade, a reverência às normas consensualmente estabelecidas para reger o bom funcionamento da sociedade”
Joaquim Barbosa, nas redes, após a última eleição presidencial (2022)
Ele se refere não apenas as derrotas de Lula no Congresso Nacional, mas também faz referência às pautas polêmicas recentes, como a privatização das praias e a PL Antiaborto Legal.
Leia também:
STF forma maioria e decisão das sobras eleitorais pode derrubar sete deputados federais