Joaquim Barbosa defende eleições diretas e diz que pode ser candidato em 2018

Ex-presidente admitiu conversas com Rede e PSB e lembrou já estar afastado de funções públicas há três anos, mas confessou achar “difícil” tomar decisão

Para ex-presidente do STF, decisão sobre eventual sucessão de Temer deve ser do povo, mesmo que se precise mudar a Constituição | Foto: Carlos Humberto/ STF

Em entrevista na última quarta-feira (7/6) o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, admitiu a possibilidade de disputar a Presidência da República em 2018. A possibilidade de ele ser candidato é levantada desde que ele se tornou nacionalmente reconhecido após o julgamento do Mensalão, que revelou esquema de pagamento de propina para que congressistas votassem a favor de projetos do governo Lula (PT).

Questionado sobre o assunto depois de solenidade no STF em que seu retrato como ex-presidente da Suprema Corte foi descortinado, ele afirmou não descartar a possibilidade, mas disse considerar uma decisão “difícil”. Barbosa lembrou que já está há três anos afastado de qualquer função pública, desde que se aposentou e deixou o STF, e que agora está livre para uma eventual disputa.

“Só que eu sou muito hesitante em relação a isso. Não sei se decidirei positivamente neste sentido”, afirmou ele. O ex-presidente do STF também admitiu já ter conversado com lideranças partidárias, inclusive com a ex-senadora Marina Silva (Rede) e com o PSB. “Já conversei com líderes de partidos políticos, dois ou três. Até mesmo quando estava no Supremo fui sondado, sondagens superficiais”, contou.

Na entrevista, Barbosa também defendeu eleições diretas para uma eventual sucessão de Michel Temer (PMDB). “Eu não vejo tabu de modificar a Constituição em situação emergencial como esta para se dar a palavra ao povo. Em democracia, isso é o que é feito. A decisão correta é essa: convocar o povo”, opinou, acrescentando que, na sua opinião, medida semelhante deveria ter sido tomada quando a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) sofreu impeachment.

6
Deixe um comentário

6 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Alexandre

Seria um sonho e uma honra ter Joaquim como presidente

adalberto bispo filho

O país seria agraciado com um grande exemplo de caráter, honradez e integridade, qualidades, qualidades que não se vê nos nosso políticos no cenário atual, que venha Joaquim Barbosa, terei o maior orgulho em votar na sua pessoa

Rogerio

Será uma boa, mostra para estes políticos que renovar, para melhorar

luiz claudio santos

O Sr. Joaquim é uma pessoa de moral ilibada!!!! Eu aprovo !!!

JAMIL

ESSE TEM MEU VOTO E VOU FAZER O POSSÍVEL PARA CONSEGUIR, O MÁXIMO DE VOTOS PRA ELE, TEM QUE SER UM PATRIOTA PARA ESTAR NO TODO.

Humberto Bermudez

Se candidato for, terás meu voto e militância…
E teremos uma chance de formular uma nova constituição que funcione nesse país….