Ministro acatou o pedido da defesa para que médium pudesse se internar para um período inicial de quatro semanas de tratamento

[relacionadas artigos=”172553″]

João de Deus já está a caminho Instituto de Neurologia de Goiânia. A informação foi confirmada pelo advogado Alberto Toron. Em decisão de Nefi Cordeiro, ministro do Superior Tribunal e Justiça (STJ), expedida na quinta-feira, 21, o médium foi autorizado a se internar para um período inicial de quatro semanas de tratamento. Segundo Alberto, a depender da evolução do tratamento, ele pode ficar mais ou menos tempo internado.

A decisão do ministro do STJ foi dada com base no pedido de urgência da defesa, por meio de petição avulsa em habeas corpus, que explicitou, por documentos, que o estado de saúde de João é grave. Os advogados, a pedido tribunal, apresentaram provas de que o médium possui um aneurisma da aorta abdominal com dissecção e alto risco de ruptura, o que faz com que seja necessário o controle adequado da pressão arterial.

Para o ministro relator, Nefi Cordeiro, a condição de risco social que levou à decretação da prisão cautelar não tira de João o direito à dignidade e à saúde. O médium João de Deus está preso desde 16 de dezembro, acusado de abuso sexual. Durante o tratamento ele estará sob escolta policial ou submetido a monitoramento eletrônico.