Jayme Rincon comanda oposição contra projeto da Assembleia para a UEG

Deputados dizem que ex-presidente da Agetop opera pra desgastar o governo de Caiado. Ele mantém contato com deputados da oposição e até da base governista

Deputados sustentam que o mentor intelectual da oposição na luta contra a PEC que vai garantir mais de R$ 100 milhões de reais para a Universidade Estadual de Goiás é o ex-presidente da Agetop Jayme Rincon.

Jayme Rincón: articula uma frente de deputados contra o governo de Caiado | Foto: Jornal Opção

Os parlamentares dizem que Jayme Rincón está enviando mensagens, com frequência, tanto para parlamentares da oposição quanto para parlamentares da base governista. Ele estaria sugerindo que a UEG tem de ficar como estar, ainda que esteja enfrentando uma série de problemas e precise de ajustes, que até a comunidade acadêmica, numa atitude responsável, admite que são necessárias.

Deputados afiançam que o ex-presidente da Agetop diz, nas conversas, que as mudanças propostas pelo governador Ronaldo Caiado têm o objetivo de “enfraquecer” o ex-governador Marconi Perillo. Deputados governistas contrapõem e afirmam que o objetivo do marconismo, ao rejeitar mudanças na universidade, que são estruturalmente benéficas, visa desgastar o governo.

Jayme Rincon foi preso na Operação Cash Delivery. O ex-braço direito das últimas gestões tucanas é acusado pela Polícia Federal de participar de um esquema para irrigar campanhas do ex-governador Marconi Perillo.

Rincon, no entanto, negou que seja articulador e disse que apenas manifestou sua opinião como cidadão. Confira a nota na íntegra:

Diferentemente do que foi publicado no Jornal Opção, não articulei , não estou articulando e nem articularei qualquer assunto relativo à política , governo ou assembleia. Estou morando e trabalhando em São Paulo , e totalmente afastado de qualquer atividade política , até porque não sou político . Manifestei sim , minha opinião como cidadão , em relação ao projeto que desvincula recursos para a UEG. Fiz isso através de mensagens que enviei a 8 deputados amigos , independentemente de partidos ou de serem da base do governo . Se estivesse articulando alguma ação , com certeza não enviaria mensagens a deputados da base governista . Enviei sim como já disse a deputados amigos ou com quem tive boa relação na época em que ocupei cargo no governo . Nessa mensagem defendi , como cidadão goiano repito , que em minha opinião a UEG que já passa por dificuldades ,seria totalmente sucateada sem essa garantia de recursos que ainda não são suficientes . Lembrei da importância da UEG para a formação e oportunidades para os mais pobres , para os que não conseguem ir estudar em Goiânia e o benefício para os estudantes de terem uma universidade perto do seu município . Que a UEG precisa de uma reestruturação isso é indiscutível, mas fechar unidades ou acabar com alguns cursos isso é retrocesso . Num país e especialmente em um estado em que vemos um aumento da criminalidade praticada por jovens , temos sim todos os goianos , que defender a manutenção dos recursos garantidos para nossa universidade . Como disse sabiamente o professor Darcy Ribeiro, país e estado que não constroem escolas com certeza terão que num futuro muito próximo construir mais presídios . Acho que todos nós e inclusive o governador do estado preferimos que sejam construídas , mantidas , equipadas e melhoradas nossas escolas e universidades , ao invés de no futuro termos que construir mais presídios ou centros de recuperação de menores . Continuarei como cidadão que ama esse estado a manifestar minhas opiniões , sem patrulhamento ou acusação de que isso possa ser algum tipo de articulação . E aplaudirei as eventuais medidas corretas tomadas por esse governo , como no caso da revisão dos incentivos fiscais , que em minha opinião é uma medida acertada do governo Caiado . Portanto antes de fecharmos escolas e universidades, vamos melhorar a qualidade da gestão e focar no futuro , com planejamento e projetos que permitam que Goiás continue a ser referência nacional no ensino , como primeiro lugar no IDEB , nos governos do PSDB !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.