Jataí é a primeira cidade do Centro-Oeste a receber internet de ultravelocidade

Parceria com a Vivo permitiu que jataienses tivessem internet de até 300 megas de velocidade

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Jataí realizou parceria com a empresa de telecomunicação Vivo para que começasse a funcionar a internet de fibra ótica na cidade. O município é o primeiro do Centro-Oeste a receber sinal com velocidade de até 300 megas por segundo.

Pedro Henrique Martins é profissional de Tecnologia da Informação (TI) e trabalha com manutenção de computadores em Jataí. O jataiense instalou a internet de fibra ótica na sexta-feira (5/10) e conta que a melhoria no seu serviço foi significativa.

“Melhorou, principalmente, no armazenamento de arquivos. Tenho que lidar com arquivos muito pesados que deixavam o computador mais lento. Agora, com essa velocidade, posso deixar tudo salvo na nuvem e consigo otimizar meu trabalho”, conta Pedro, que contratou o pacote de 100 megas.  Segundo ele, a velocidade que chega é bem próxima com a contratada, diferente da internet que utilizava anteriormente, que era mais lenta e mais cara.

A empresa Trialmoto Honda contratou o pacote de 300 mega na terça-feira (9/10). De acordo com o técnico de TI da empresa, Edislei Borges, a diferença que sentida é significativa. Antes, a Trialmoto contava com uma internet de apenas 20 mega. “Por ser uma empresa que tem muitos computadores ligados, precisávamos de algo mais rápido e agora está bem melhor a comunicação aqui dentro, inclusive na hora de anexar arquivos em e-mails”, relata.

Além disso, o técnico ressalta a melhoria em relação ao custo-benefício. De acordo com ele, antes era pago quase o dobro por uma internet com velocidade menor e, hoje, a empresa paga menos por uma internet 15 vezes mais rápida.

Segundo o prefeito de Jataí, Vinícius Luz (PSDB), o sinal de internet na cidade era muito precário e, desde a sua eleição, em 2016, ele tentava fazer tratativas com a operadora para resolver a situação. “A Vivo nos repassou a informação de que a legislação da cidade estava travando a instalação de novas torres”, relata.

Foi, então, que a prefeitura começou a trabalhar com meios que viabilizassem alterações na legislação municipal. Depois de reuniões tanto em Brasília como em Jataí, a administração da cidade conseguiu simplificar a legislação para que a operadora pudesse instalar novas torres.

“Foi uma melhoria significativa para a ampliação da cobertura de sinal”, comemora. Segundo narra o prefeito, graças às tratativas da administração, foi possível estruturar o Vivo Fibra na cidade, permitindo que o consumidor tenha acesso a internet com até 300 megas de velocidade.

Segundo Luz, até agora a prefeitura só tem recebido respostas positivas dos moradores que já adquiriram o sinal. Ele conta ainda que, antes, a cidade tinha alguns sinais de empresas de internet via cabo e alguns com fibra ótica, mas nunca com essa velocidade. O objetivo inicial da operadora é atingir cerca de cinco mil estabelecimentos residenciais e comerciais em 31 bairros da cidade.

A parte da prefeitura na parceria com a empresa foi a de viabilizar a alteração na legislação para que ela entrasse em sintonia com a Lei Geral das Antenas (PLS 293/2012). Segundo o prefeito, não houve necessidade de nenhum gasto por parte da administração municipal. “Aprimoramos também a análise do projeto e conseguimos liberar os alvarás no prazo de um dia”, finaliza.

O que é internet fibra ótica?

A internet fibra ótica é aquela que transforma todo o sinal em luz com auxílio de conversores integrados aos transmissores. Diferentemente da forma com que os cabos convencionais enviam os dados.

Essa conversão permite que tanto dados enviados quanto recebidos desfrutem da mesma largura de banda, ou seja, da mesma velocidade. Por isso, Pedro Henrique Martins, por exemplo, sentiu a maior diferença na hora de arquivar documentos em plataformas online, porque esse processo é um dos mais impactados pelo desempenho da internet de fibra.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.