No entanto, Ministério da Saúde diz trabalhar para que imunizantes cheguem ainda nesta semana em três remessas. Prazo de validade do lote acaba em 27 de junho

Ao todo, 3 milhões de vacinas contra a Covid-19 seriam enviadas; farmacêutica não divulgou novo prazo

Está suspensa a entrega de 3 milhões de doses da vacina Janssen ao Brasil, o que iria ocorrer nesta terça-feira, 15. As informações foram obtidas pela BandNews TV e confirmadas pela emissora no Ministério da Saúde.

O governo federal, por enquanto, não fez nenhum comunicado oficial sobre o motivo do cancelamento, informado pela própria empresa ao Executivo.

Apesar de não estar confirmada uma nova data para entrega, o Ministério da Saúde trabalha para receber as vacinas ainda nesta semana, em três remessas.

A Janssen é o braço farmacêutico da megaempresa Johnson & Johnson e sua vacina contra a Covid-19 é aplicada em dose única. De acordo com dados disponíveis, ela tem 85% de eficácia nos casos mais severos da doença.

O problema é que a remessa já chegaria ao Brasil com prazo de validade próximo do fim (27 de junho). Por isso, a prioridade é que seja distribuída para capitais e cidades maiores.

No entanto, com base em protocolos adotados nos Estados Unidos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderia aumentar o prazo de validade das doses de 12 para 18 semanas. Sendo assim, o fármaco passaria a ser funcional até 8 de agosto.

* Com informações da Bandnews TV.