Janeiro registra menos brasileiros endividados que dezembro do ano passado

Percentual dos endividados no Brasil teve retração de 0,3%

Foto: Anna Dziubinska/Unsplash

De acordo com estudo realizado pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgado pela Confederação Nacional de Comércio, Bens e Serviços (CNC), o percentual das famílias endividadas caiu 0,3% em janeiro, quando comparado com dezembro. Quem tinha dívidas no cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consigado, crédito pessoal, carnê de loja, prestação de carro e de casa hoje representam 65,3% dos consumidores, enquanto em desembro, eram 65,6%.

No entanto, o percentual sobe quando comparado com janeiro do ano passado, quando o indicador apontava 60,1%. Já as famílias inadimplentes, com dívidas ou contas em atrasos caiu de 24,5% para 23,8%. É a terceira queda consecutiva nesse percentual. Já os que não teriam condições de pagar as dívidas em atraso caíram de 10% para 9,6%.

No quesito comprometimento do salário com o pagamento de dívidas, houve retração de 29,7% para 29,4%. O menor desde maio de 2019. As principais dívidas, segundo os dados coletados são: cartão de crédito (79,8%), carnê (15,9%) e financiamento de carro (10,9%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.