Jader Barbalho Filho, Ministro da Cidades, realiza entrega frota de ônibus em Goiânia nesta segunda-feira
15 dezembro 2024 às 17h22
COMPARTILHAR
O ministro das Cidades no governo Lula, Jader Barbalho Filho, é esperado, nesta segunda-feira, 16, em um evento da HP Transportes, em Goiânia. Na ocasião, a empresa pretende lançar um programa de renovação de frota do transporte coletivo. Devem estar presentes, também, o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, o vice-governador do Estado, Daniel Vilela, e o secretário de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima.
Conforme apurado pela reportagem, o programa em questão tem como objetivo “ampliar a eficiência dos prestadores de serviço de mobilidade urbana e melhorar a qualidade de vida da população por meio da aquisição de ônibus”.
O projeto tem, ainda, a promessa de focar no financiamento do setor público e privado para a implantação e requalificação de sistemas e melhorias na mobilidade urbana, “contribuindo para a promoção do desenvolvimento urbano, econômico e social, bem como para a preservação do meio ambiente, de maneira a garantir o retorno dos financiamentos concedidos e conferir maior alcance social às aplicações do FGTS”.
O governo de Goiás informou que os novos ônibus serão incorporados ao sistema de transporte público de forma gradual. A aquisição desses veículos foi viabilizada através do primeiro financiamento ao setor privado do programa Refrota, com um total de R$ 95 milhões disponibilizados pelo Ministério das Cidades. Esse montante está destinado à compra de 125 ônibus, dos quais 86 já foram adquiridos. Na cerimônia de entrega, 46 desses veículos serão oficialmente entregues à população.
De acordo com o governo estadual, a empresa HP Transportes receberá 46 ônibus modelo Euro 6. Esses veículos irão atender as cidades de Abadia de Goiás, Aragoiânia, Aparecida de Goiânia, Goiânia e Hidrolândia. A grande inovação está na tecnologia dos motores Euro 6, que são capazes de transformar os poluentes em substâncias menos prejudiciais ou até mesmo capturá-los antes que sejam liberados na atmosfera, contribuindo assim para a redução da poluição ambiental.
Leia também “Parada Segura”: Câmara estuda permitir paradas fora dos pontos aos ônibus de Goiânia entre 22h e 5h;