Assim como antigo “Olho na Bomba”, nova plataforma possibilita comparativo de valores pelo smartphone. Fase experimental está disponível apenas em Goiás

Ferramenta está disponível para sistemas android e IOS | Foto: Reprodução

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) oficializou a disponibilização do aplicativo “ANP no posto”, plataforma para smartphone que mostra preços dos combustíveis comercializados. Em fase experimental, o app funcionará apenas em Goiás, Estado de origem do extinto “Olho na Bomba”, ferramenta pioneira no País dos mesmos moldes, que foi suspensa pela justiça no ano passado.

Conforme divulgado pela ANP, baseado na localização do consumidor, o aplicativo disponibiliza uma lista de postos próximos e os preços por eles praticados, com atualização diária. Ainda segundo a Agência, o objetivo é que ao final da fase experimental em Goiás, os demais Estados façam adesão ao app.

A iniciativa visa dar maior transparência aos preços, informa a ANP, que acrescenta que apesar dos preços dos combustíveis serem livres, por lei, existe a caracterização de pratica de preços abusivos. Em caso de constatação de irregularidades da tabela, a Agência atua junto com o Procon para penalizar os infratores.