Isaura Lemos passa por cirurgia de trombose nesta quinta-feira, 3
03 outubro 2024 às 16h31
COMPARTILHAR
A ex-deputada estadual e candidata a vereadora, Isaura Lemos (PCdoB), passará por uma cirurgia de trombose venosa nesta quinta-feira, 3. A equipe do Jornal Opção entrou em contato com Tatiana Lemos, filha de Isaura que confirmou que a candidata havia entrado na sala de cirurgia na tarde desta quinta-feira, 3.
Segundo Tatiana, o caso da mãe é complexo por dois motivos. Primeiro, porque se trata de uma trombose de aproximadamente 30 cm – que se estende pela perna até alcançar a virilha. E também porque ela já está com 70 anos.
“Não sei se é grave, mas sei que não é um caso simples, porque é uma trombose venosa, profunda e extensa. Então ocupa toda a perna, sabemos que esse procedimento tem riscos”.
Ela afirma que antes de entrar na sala de cirurgia, Isaura estava calma e tranquila, crente de que tudo daria certo, tanto nas eleições quanto em relação à saúde.
Tatiana explica que pela seriedade do caso, a família está focada na Isaura. Por isso, ela pede que quem gosta e apoia do trabalho de sua mãe, que apoie a família nesse momento como possível. Principalmente, porque Isaura Lemos precisou se ausentar da campanha na reta final.
Informações compartilhadas na rede
Isaura Lemos publicou um vídeo nesta quarta-feira, 2, explicando porque está ausente na reta final de sua própria campanha. Ela compartilha que foi surpreendida com uma forte dor na perna esquerda, motivo que a levou ao diagnóstico.
“O tratamento não pode esperar. Vou ter que fazer uma cirurgia, preciso me cuidar”, disse ela ao relatar a situação que a levou até o hospital em primeiro lugar.
Ao fim do vídeo, ela também pede que aqueles que apoiam seu trabalho se mantenham firmes na reta final antes das eleições. “Preciso do apoio de cada um e cada uma. Vocês serão nossos braços, pernas e vozes”, disse Isaura, já ao fim do vídeo.
Isaura Lemos deve seguir ainda nesta quinta-feira, 3, para a UTI. Não há previsão de alta até o momento, mesmo que a cirurgia corra bem.
Confira o vídeo
Um pouco de história
Nascida em Jundiaí, aos 14 anos de idade, Isaura Lemos participou de sua primeira passeata. Aconteceu depois de um caso que chocou o país inteiro, a morte do Edson Luís Lima Souto, no Rio de Janeiro, num restaurante chamado Calabouço.
“Fiquei muito estimulada a continuar, porque a gente viu que era algo pela liberdade”, relembra. Ela participava do movimento dos secundaristas, estudantes do que hoje é chamado de ensino médio.
Ela veio para Goiás com cartas de perseguidos políticos para suas famílias, uma ação discreta, mas muito importante para trazer um pouco de paz às famílias. Era um grande risco, pois essas famílias normalmente eram vigiadas, a jovem no período não tinha esse conhecimento, e participou de ações políticas consideradas “subversivas”.
Desde sua chegada em Goiás, Isaura atuou no Movimento Contra a Carestia, o qual buscava a redução dos preços dos produtos da cesta básica, e que culmina com a Luta pela Casa Própria.
Essa, inclusive, se tornaria, a sua principal bandeira dentro da Alego, quando se tornasse deputada estadual, o apoio às famílias que buscam os programas governamentais para moradia.
Isaura foi eleita pela primeira vez para a Assembleia Legislativa em 1998 e reeleita depois disso em 2002, 2006, 2010 e 2014; tendo completado cinco mandatos.
Leia também:
8 de março: conheça histórias de mulheres que ousaram lutar contra a ditadura em Goiás
Isaura Lemos deixa presidência do PcdoB para dedicar-se à campanha de deputada estadual