Irredutível, Iris anuncia que não disputa reeleição
25 agosto 2020 às 11h39
COMPARTILHAR
Após reunir com grupo de vereadores e ouvir o apelo dos parlamentares, prefeito afirmou que não vai recuar da decisão e não entrará na disputa eleitoral de 2020
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado (MDB) anunciou nesta terça-feira, 25, que não irá se candidatar à reeleição. O experiente gestor, que até então evitava falar sobre o assunto, disse que refletiu bastante antes de tomar a decisão.
Havia uma grande expectativa de que Iris anunciasse sua candidatura por conta de sua trajetória política e números positivos alcançados pela atual gestão. O prefeito conseguiu recuperar as contas da prefeitura e teve uma conduta elogiada frente à pandemia do coronavírus.
A sinalização de que anunciaria sua não participação no pleito fez com que lideranças políticas de diversos partidos iniciassem uma corrida ao Paço no intuito de dissuadir o prefeito. O governador Ronaldo Caiado foi um dos nomes que atuaram no sentido de convencer Iris a se candidatar novamente.
Na manhã de hoje, um grupo de 24 vereadores esteve com o prefeito na tentativa de convencê-lo a mudar de ideia. Aos vereadores, Iris afirmou que sua decisão está tomada e não participará da disputa eleitoral deste ano.
O prefeito não anunciou quem será o candidato do MDB, segundo interlocutores, Iris acredita que essa decisão cabe ao partido. Iris garantiu ainda que nos próximos quatro meses, entregará tudo que prometeu à população, encerrando bem o seu legado.
Apesar do anúncio, a história política de Iris mostra que enquanto o prazo para candidatura estiver aberto tudo pode acontecer. Em outras ocasiões, o político chegou a anunciar que não seria candidato mas recuou diante do “clamor popular” e sentimento de culpa.