Irmã Dulce dos Pobres será canonizada no Vaticano em outubro
01 julho 2019 às 11h24

COMPARTILHAR
Dia da primeira santa brasileira será celebrado anualmente em 13 de agosto

No dia 13 de outubro de 2019, o Brasil ganhará sua primeira santa brasileira: Santa Dulce dos Pobres. A celebração de canonização da religiosa será realizada pelo Papa Francisco no Vaticano, em Roma. A informação foi divulgada no Vaticano na manhã desta segunda-feira, 1.
Em coletiva de imprensa, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, disse que o dia de Santa Dulce dos Pobres será celebrado anualmente em 13 de agosto. Em maio deste ano a canonização de Dulce já havia sido anunciada pelo Vaticano logo após um segundo milagre ser vinculado à irmã.
A religiosa, que também é conhecida como “o anjo bom da Bahia” conta com mais de 10 mil relatos de fiéis que atestam diferentes milagres praticados por ela. Um deles — reconhecido pela Igreja — foi a cura de um homem que permaneceu cego por mais de 14 anos.
Segundo os registros, o homem solicitou que Dulce pudesse interceder por ele. Quando acordou, o homem voltou a enxergar. O fato foi consumado como milagre pois a medicina não consegue explicar as razões que teriam permitido ao homem resgatar sua visão. Seus exames apontam claramente lesões que, segundo os especialistas, o impediriam de ter o sentido.
Para se tornar um santo(a), o religioso deve cumprir uma série de pré-requisitos analisados e investigados pela instância máxima da Igreja Católica. Os milagres, por exemplo, precisam ser reconhecidos. Para isso, teólogos e peritos investigam os relatos e emitem um parecer favorável ou contrário. Para se tornar um santo(a), o religioso deve ter mais de um milagre reconhecido pela Igreja, além, é claro, de cumprir todos os outros requisitos que que antecedem o decreto do Papa.