Iris vê questão fiscal de Goiânia com tranquilidade

Prefeito avalia que o município tem condições de arcar com os empréstimos contraídos

Iris Rezende | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Em entrevista coletiva realizada após a prestação de contas à Câmara Municipal de Goiânia, na manhã de segunda-feira, 30, o prefeito Iris Rezende (MDB) ressaltou que os empréstimos contraídos pelo município foram feitos com “muita responsabilidade”.  Ele afirmou que a capital possui o nível necessário para assumir os compromissos sem comprometer o futuro.

Iris disse que o empréstimo de R$ 780 milhões junto à Caixa Econômica Federal só saiu devido à atual situação fiscal do município, que permite contrair dívidas sem comprometer o erário de forma grave. A prefeitura desistiu de obter empréstimo de U$ 100 milhões com o Banco Andino para o recapeamento de 630 quilômetro das ruas da capital. De acordo com o prefeito, porque a Caixa disponibilizou condições melhores.

“Esse processo havia sido iniciado na administração anterior, mas o prefeito anterior não conseguiu formalizar porque a Prefeitura não recebeu o aval da União, uma vez que a situação [fiscal] não permitia. Quando a prefeitura alcançou o nível necessário, economizamos mais de R$ 100 milhões”, disse.

Iris ainda disse que o número de servidores que trabalham na prefeitura não é excessivo e que também não compromete o futuro fiscal do município. “Temos o número necessário para realizar o trabalho em todas as áreas da administração, tanto é que agora vamos abrir concurso específico para médicos e outras áreas sem as quais a prefeitura não consegue funcionar. Mas faremos tudo de acordo com exigências”, completou.

O prefeito ainda diz que realizou o trabalho de corte de gastos de aumento da arrecadação, o que deixou o clima mais ameno no momento da prestação de contas, sem as críticas dos vereadores, comum nos anos anteriores. “Fizemos tudo com muita firmeza, daí o segredo do sucesso. São 21 partidos na Câmara, é natural que eles fiquem preocupados e cobram. Mas agora sentem que a população de Goiânia está satisfeita com o trabalho que realizamos”.

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.