Iris sinaliza aumento de impostos com revisão da Planta de Valores

Pedido de elaboração de projeto já foi encaminhado à Câmara Municipal. Prefeito afirma que objetivo é aumentar arrecadação do município

O prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) disse em entrevista na manhã desta terça-feira (15/8) que a prefeitura deve promover em breve uma revisão da Planta de Valores da capital. Mesmo sem confirmar “como todas as letras” que o cidadão goianiense pode esperar um aumento nos impostos, ele ressaltou que o objetivo principal é aumentar a arrecadação.

“Temos que atualizar os impostos. Tomei conhecimento de que mais da metade das propriedades de Goiânia estão com uma área construída superior àquela que consta no talão de imposto. Então devemos atualizar isso para aumentar a arrecadação da prefeitura, que vive um momento de aflição na área financeira”, disse.

Na semana passada, a Prefeitura de Goiânia solicitou à Câmara Municipal a criação de uma comissão especial para elaboração de um projeto para revisão da Planta de Valores Imobiliários de Goiânia, que determina o preço do IPTU, ITU e ISTI.

Iris ressaltou que o aumento na arrecadação será feito “com justiça e sem sacrificar a população” e que pretende estabelecer os novos valores a partir de estudos técnicos e utilização de equipamentos tecnológicos.

A fala do prefeito remete ao polêmico do chamado IPTU aéreo, ou IPTU do “puxadinho”, implementado pela gestão do ex-prefeito Paulo Garcia, que revisou os valores do imposto com base unicamente em fotos aéreas de digitais.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.