Diferentemente do que foi defendido pelo peemedebista durante debate, a empresa foi a maior doadora da campanha irista nas últimas eleições

O candidato ao governo de Goiás, Iris Rezende (PMDB), que concorre ao pleito deste ano contra o governador Marconi Perillo (PSDB), divulgou uma nota de esclarecimento quanto às doações da empresa JBS — controladora da marca Friboi — à sua campanha. Quando o tema foi abordado no debate realizado pelo jornal O Popular e pela Rádio CBN Goiânia, na última segunda-feira (20/10), Iris negou veementemente o recebimento de quantias financeiras por parte da multinacional. Poucas horas depois, no entanto, o decano peemedebista voltou atrás e alegou ter se confundido.

[relacionadas artigos=”17374,18020″]

Durante o debate de ontem, Iris, mais uma vez, atrelou a dissidência do empresário Júnior Friboi (PMDB) a uma reportagem que revelou os débitos fiscais da JBS com a administração estadual. Em resposta, Marconi lembrou que nas eleições de 2010 a empresa foi responsável pela doação de voluptuosas verbas à campanha irista, o que foi negado, na ocasião, pelo peemedebista.

“Venho a público retificar minha declaração feita hoje, no debate da CBN/O Popular, a respeito da doação do grupo JBS à minha campanha. No calor do debate, respondi pensando na atual campanha, onde realmente não recebi doação nenhuma do grupo JBS”, corrigiu Iris em comunicado à imprensa no mesmo dia do debate.

Conforme dados disponibilizados peloTribunal Superior Eleitoral (TSE), a JBS doou cerca de R$ 3,5 milhões à campanha de Iris em 2010, tornando-se a maior doadora da coligação peemedebista daquele ano com 32% de todas as contribuições somadas e declaradas pelo candidato.

Veja nota do candidato na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Venho a público retificar minha declaração feita hoje, no debate da CBN/O Popular, a respeito da doação do grupo JBS à minha campanha. No calor do debate, respondi pensando na atual campanha, onde realmente não recebi doação nenhuma do grupo JBS.

Porém, quero corrigir a informação, dizendo que, assim como o candidato Marconi Perillo, recebi, efetivamente, em campanhas anteriores, doações do referido grupo, conforme declarado no TRE.

Iris Rezende