Íris Rezende é homenageado por seus 62 anos na política de Goiânia

Solenidade contou com participação de Ronaldo Caiado, além de autoridades políticas e empresariais

Íris Rezende e Ronaldo Caiado em cerimônia de homenagem ao prefeito de Goiânia. │ Foto: Divulgação.

Na manha desta quinta-feira, 10, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio) promoveu uma série de homenagens ao prefeito de Goiânia, Íris Rezende, no Sesc Cidadania. Ao final de seu mandato, o político encerra sua história de 62 anos no Poder Público.

O governador Ronaldo Caiado compareceu à cerimônia e afirmou: “A transferência da Capital foi feita por Pedro Ludovico, mas quem construiu Goiânia foi Iris Rezende”, destacando a participação histórica relevante de Íris. O governador também apontou o companheiro político como um grande realizador de obras em Goiás.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi Carneiro, foi além, ao afirmar que “as histórias do Estado e de Goiânia se dividem entre antes e depois de Iris”. Carneiro destacou que é impossível listar todos os feitos do prefeito de Goiânia ao longo dessas seis décadas. “Fizemos uma programação extensa, mas ainda assim reconhecemos ser incapazes de dar conta da dimensão do que Iris representa para Goiás”, disse.

Marcelo Baiocchi também destacou a importância da ação conjunta de Caiado e Íris Rezende no combate à pandemia de Covid-19. Segundo o presidente da Fecomércio, graças à abertura de diálogo com os dois líderes políticos está sendo possível controlar os casos da doença.

Exposição Permanente

Outra ação que marcou a manhã de homenagens foi a abertura da Exposição Permanente sobre a Trajetória Política e Administrativa de Iris. O acervo conta com revistas, livros, medalhas e outros diversos itens históricos, para ilustrar a trajetória do político ao longo dos anos.

Segundo o diretor regional do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim, com a exposição, todas as pessoas que frequentam o local poderão conhecer a história de Goiânia por meio da história do prefeito.

Lançamento de livro

Ainda na manhã desta quinta-feira, o auditório do Sesc Cidadania foi batizado com o nome do prefeito. O evento contou ainda com o lançamento do livro “Iris sob a ótica de observadores especiais”, de autoria de Luiz de Aquino, da Academia Goiana de Letras (AGL). A obra traz textos de artistas, jornalistas e outras personalidades.

Nas páginas também pode ser encontrada a íntegra dos discursos de Iris nas posses do primeiro e do último mandato como prefeito de Goiânia, em 31 janeiro de 1966 e 1º de janeiro de 2017, respectivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.