*Colaborou Ketllyn Fernandes

Pré-candidato ao governo tem afirmado a pessoas próximas que não pretende passar pelo desgaste de uma disputa em prévias. Nesta manhã está reunido com Samuel Belchior e outros peemedebistas

O escritório de Iris Rezende parecia estar no início desta manhã de terça-feira com um clima calmo. Mas os assessores e funcionários do peemedebista, sentados em um banco de madeira na frente do escritório, não falavam de outro assunto a não ser o possível recuo da pré-candidatura do homem que apoiam, abrindo espaço para Júnior Friboi e encerrando o embate interno.

[relacionadas artigos=”2831″]

Ninguém quis dizer a agenda do dia, nem se Iris iria aparecer no local onde recebe dezenas de pessoas diariamente. O clima era de sigilo total. Com o passar do tempo, chegou o deputado Samuel Belchior, presidente da executiva estadual. À reportagem, ele repetiu que só falará com a imprensa após a reunião nesta tarde com os 71 membros do diretório. Em seguida, o vereador Mizair Lemes, presidente do diretório municipal, que sustentou a possibilidade de não haver a reunião às 14h. Os dois posicionamentos reforçam a disparidade que deve ser sanada em reunião com Iris Rezende antes do encontro com o diretório.

“Podemos definir aqui”, disse. Antes de entrar para a sala de reunião, onde já se encontrava Samuel Belchior, Mizair informou ao Jornal Opção Online que houve uma outra reunião no escritório de Iris na noite da última segunda-feira. As conversas se estenderam até as 22h, com o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano, o deputado estadual Nélio Fortunato e Samuel Belchior. Mizair Lemes sustentou que a reunião da segunda-feira e a de hoje tratam especificamente da definição do partido no que se refere a que nome encabeçar a chapa.

O ex-deputado Wagner Guimarães chegou mais cedo ao QG irista. Vários assessores não pararam de chegar no decorrer da manhã. “Diz alguma novidade para a gente, por favor”, disse um homem que se encontrava no canto, conversando com outros três, para um assessor que chegava ao local, que respondeu: “É, parece que a vaca foi pro (sic) brejo.”

Pouco tempo depois Iris Rezende chegou, por volta das 10h15. Especulava-se que o líder peemedebista estaria no velório do ex-deputado José Velino ou conversando reservadamente com o adversário interno Júnior Friboi. Com um sorriso no rosto, uma camisa azul e cumprimentando a todos, atitude típica do político histórico, Iris conversou rapidamente com o Jornal Opção Online antes de entrar na sala para o encontro que havia marcado para as 10h.

Sobre a possibilidade de que ele poderia recuar em sua pré-candidatura hoje, Iris não quis responder pontualmente, e rindo disse: “Isso você vai descobrir à tarde, na reunião do diretório. Mas a minha posição está definida”. Questionado de qual seria esta posição; se iria mesmo recuar deixando o caminho livre para Júnior Friboi, o peemedebista disse novamente: “Isso você vai ficar sabendo mais tarde.”

A reunião acontece a portas e janelas fechadas. Depois de tanto tempo de conversas e indefinições, o PMDB parece estar prestes a decidir quem será seu pré-candidato ainda hoje. Wagner Guimarães afirmou que se fosse Iris, não iria para algo desgastante como prévias ou convenções. E Samuel Belchior pode não ter suspendido a emissão das cédulas para a votação de hoje por acaso.