Iris propõe Cais 24h, mas serviço já funciona há mais de dez anos

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, Cais começaram a atender casos de urgência e emergência em 2005 e, desde então, todas as unidades funcionam no regime

No debate realizado pela TV Serra Dourada nesta terça-feira (18/10) o candidato a prefeito pelo PMDB, Iris Rezende, afirmou que, se eleito, abrirá todos os Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) da cidade para atendimento 24h.

cais-24h-iris-rezende

Clique para ampliar | Imagem: Reprodução / site iris15.com.br

Essa não foi a primeira vez que o peemedebista fez essa afirmação. Em um evento realizado no dia 6 de setembro pelo Comitê de Entidades Médicas do Estado de Goiás (Cemeg), o prefeitável garantiu aos presentes que construiria quantas unidades de saúde fossem necessárias e também mudaria o funcionamento dos Cais para o regime de 24h, como pode ser visto na imagem ao lado, retirada do site do candidato.

A proposta, uma das principais na área da Saúde do candidato, parece ignorar um fato: todos os Cais da cidade já funcionam 24h. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as unidades realizam o atendimento a casos de urgência e emergência desde meados de 2005 e todos os Cais que foram construídos a partir desse ano já começaram a funcionar no mesmo regime.

Em Goiânia, são nove Cais: Bairro Goiá, Campinas, Cândida de Morais, Chácara do Governador, Deputado João Natal, Finsocial, Jardim Guanabara III, Jardim Novo Mundo e Parque Amendoeiras e todos fazem atendimento de urgência e emergência, além do ambulatorial.

Além dos Cais, o paciente que precisa de atendimento de urgência e emergência também pode procurar o Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) do Jardim América. As unidades do Setor Pedro Ludovico e do Setor Novo Horizonte não atendem, atualmente, 24h, fazendo apenas atendimentos com hora marcada. Já o Ciams do Urias Magalhães está fechado para reformas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.