Estudos técnicos iniciais apontam que o custo operacional do Ipasgo, com a atualização do sistema, deve ser reduzido em R$33,6 milhões

Sede do Ipasgo | Foto: Reprodução

O Insituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) abriu no dia 15 de abril um edtal para contratar uma nova plataforma de tecnologia para a modernização da prestação de assistência em saúde. O valor estimado para a aquisição do serviço de automação, com software e apoio operacional e ferramentas gerenciais ficou em R$ 124, 9 milhões. Estudos técnicos iniciais aponam que o custo operacional do Ipasgo, com a atualização do sistema, deve ser reduzido em R$33,6 milhões.

O gasto com o mesmo serviço em 2019 ficou em R$158,5 milhões. Com desvios, desperdícios e fraudes, o Ipasgo também estima uma economia de 15%, anualmente, uma redução de R$270 milhões. O total da economia estimada é de R$304 milhões anuais em gastos administrativos e operacionais.

O presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes explica que as novas ferramentas vão permitir um controle real e eficiente dos atos e reduzir fraudes e corrupções. Com a nova plataforma, o Ipasgo terá dados precisos para traçar estratégias e definir ações para beneficiar os usuários.
Nos últimos 10 anos, desvios financeis causaram prejuízes de R$500 milhões e foram alvos das operações Morfina e Metástase. “Sem padrões técnicos e transparentes o órgão público fica vulnerável a ações suspeitas e isso prejudica todo um sistema de prestação de serviço em saúde e a sociedade. Muito desperdício, desvio financeiro e gastos incoerentes com as demandas e necessidades reais”, disse Silvio Fernandes, presidente do Ipasgo.

Segundo ele, desde o início de 2019, a nova gestão tem realizado a revisão dos contratos, acordos e convênios. Com as reavaliações, foram economizados R$50 milhões. “A modernização dos do sistema de automação integra a estratégia desta gestão, que aposta na transparência e controle dos gastos públicos, como ferramentas fundamentais para gerar eficiência e mais serviços para os usuários do plano de assistência”, disse. Com a diminuição de gastos administrativos e aplicação de processos de gestão, Silvio informou um superávit de R$65 milhões no plano de assistência. Em 2019, o crescimento da receita foi de 26$ e uma queda de 12% nos gastos operacionais.

Novos Serviços

O Ipasgo também irá ampliar os serviços em saúde no território goiano, com o programa Atenção Primária à Saúde e da Gestão de Saúde Populacional (GPS).

Os usuários do Ipasgo terão novos serviços e atendimentos, como a teletriagem, com fins de triagem clínica de sintomas, queixas e de orientações em saúde para oferecer um correto encaminhamento e desfecho para a demanda. Haverá também serviço de acompanhamento de gestantes e puérperas, com orientação em saúde e suporte sobre a melhor conduta a ser adotada em cada situação.

A plataforma vai permitir a criação do prontuário médico eetrônico para reunir informações, exames e situação de cada usuário. A equipe médica terá acesso facilitado e poderá acompanhar o estado de saúde e evolução dos pacientes.