Intenção de votos de Bolsonaro para de crescer e presidente só ganha de Lula no Centro-Oeste, mostra Genial/Quaest
11 maio 2022 às 11h57
COMPARTILHAR
Lula lidera corrida ao Planalto com 46%, Bolsonaro tem 29%. Petista tem agora 17 pontos percentuais de vantagem sobre o candidato à reeleição
Desde abril, o presidente Jair Bolsonaro (PL) segue com a mesma porcentagem de intenção de votos, considerando oscilações dentro margem de erro, mostra a pesquisa da Quaest Consultoria, divulgada nesta quarta-feira, 11. Segundo o levantamento, Lula tem 46% da preferência do eleitorado, contra 45% na pesquisa anterior realizada em abril. Já Bolsonaro soma 29%, mas tinha 31% na pesquisa anterior. Considerando as cinco regiões do Brasil, Bolsonaro teve crescimento apenas no Centro-Oeste, indo de 32% para 49%, onde ganha, e no Nordeste, onde passou de 18% para 22%, mas segue muito atrás de Lula, que aparece com 64% das intenções de voto.
Segundo o diretor da Quaest Pesquisa e PhD em ciências políticas, Felipe Nunes, esta estabilidade nas porcentagens pode ser explicada pela relevância da economia real na vida do cidadão. Para 50% dos entrevistados, o principal problema enfrentado pelo país, hoje, é a economia. Em relação ao Lula, essa estabilidade é explicada por dois movimentos, sendo o primeiro positivo e outro negativo. A expansão do apoio entre as mulheres é o cenário avaliado como bom, já que o percentual foi de 47% para 50%. Na simulação desfavorável, a perda de quatro pontos do Lula entre os evangélicos influenciou na porcentagem do primeiro turno.
Avaliando a estabilidade somente de Bolsonaro, em redes sociais, o cientista político atribuiu fato ao crescimento na região centro-Oeste do país. “A estabilidade de Bolsonaro também é explicada por movimentos contrários. A pesquisa detecta uma melhora nas intenções de voto de Bolsonaro entre os homens, adultos e evangélicos, mas também no Centro-Oeste, onde o presidente já aparece 18 pontos à frente de Lula”, escreveu. Entre os religioso, Jair Bolsonaro cresceu nove pontos em maio.
No segundo turno, o instituto só testou cenários com Lula presente. Em todos os cenários, o petista vence. Na primeira simulação, Lula aparece com 54%, contra Bolsonaro com 34%. Com isso, o ex-presidente tem 20 pontos percentuais de distância. Em uma pesquisa espontânea, isto é, quando os entrevistados não recebem uma lista dos pré-candidatos, o ex-presidente também lidera com 28%, em seguida de 22% para o atual presidente.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 5 a 8 de maio. Foram 2.00 entrevistas presenciais domiciliares em 120 municípios nas cinco regiões do país. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade, segundo o instituto. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01603/2022.
Em relação a outros candidatos, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9% das intenções. Já o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), registrou 4%.Em seguida, Andreé Jones (Avante), com 3%. Com isso, e considerando margem de erro, Doria e Janones estão, tecnicamente, empatados. Na pesquisa, Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo) aparecem com a mesma porcentagem (1%). Por fim, Luciano Bivar (União Brasil) não pontuou.