Em visita oficial à capital goiana nesta terça-feira, 2, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou que o órgão foi alvo de esquemas de fraude contra aposentados e pensionistas. Ele reconheceu que o INSS deveria garantir tranquilidade e segurança aos beneficiários, no entanto, acabou sendo utilizado de maneira indevida em práticas que prejudicaram justamente aqueles que dependem da previdência social.

Segundo Waller, essa realidade exigiu uma mudança inédita de postura. “Pela primeira vez na história, o INSS foi ao Judiciário pedir autorização para fazer o pagamento direto aos nossos aposentados e pensionistas. Ao invés de esperar uma determinação em juízo, fomos atrás para poder fazer esse ressarcimento. É uma mudança do governo do Brasil. Ele reconhece a sua falha e já faz. Ao invés de esperar uma ação judicial, ao invés de esperar uma determinação em juízo, ele foi atrás para poder fazer esse ressarcimento”, disse.

O presidente reforçou que o que foi feito contra aposentados e pensionistas não pode ser aceito nem tolerado. “O INSS é uma casa de seguro, é o seguro social. Tem que se dar tranquilidade para os nossos aposentados e pensionistas”, apontou

Biometria obrigatória

Waller explicou sobre a implementação da biometria nos novos pedidos de aposentadoria. A medida, segundo ele, traz mais segurança tanto para o sistema quanto para o segurado, já que permite identificar quem é o próprio beneficiário, quem está solicitando o requerimento e possibilita a melhoria do cadastro.

“Na verdade, a biometria começou agora com um único tipo de benefício. São os novos requerimentos de aposentadoria. Quem tem qualquer outro tipo de benefício ou dá entrada em outro benefício, ele não precisa se preocupar”, explicou.

O cronograma prevê que todos os beneficiários estejam cadastrados até 2027. Para realizar o cadastro biométrico, o cidadão precisa estar registrado em alguma base pública, como o título eleitoral, a Carteira Nacional de Habilitação, a carteira digital de habilitação ou o novo documento de identidade, a Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Em relação às pessoas que não conseguirem realizar a biometria por questões de saúde ou acessibilidade, o presidente garantiu que casos excepcionais serão tratados de forma diferenciada. “Esses casos precisam chegar pra gente pra gente poder dar esse tipo de tratamento”, disse.

Relação com instituições

Questionado sobre acordos com bancos, Waller afirmou que, neste momento, a biometria para requerimento de aposentadoria está vinculada apenas às bases públicas, sem parceria com instituições financeiras.

Colaboração com a CPMI

O presidente também comentou sobre a atuação do órgão na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, destacando que o instituto tem sido um dos principais focos da comissão, recebendo centenas de solicitações.

“Só nesta semana recebemos 400 requerimentos e a gente vem trazendo todas as respostas a tempo e dando mais transparência”, comentou.

Ele ressaltou que o INSS tem colaborado com a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União, o Tribunal de Contas da União e a própria CPMI.

Posição institucional

Ao ser questionado sobre a posição institucional sobre a fraude do INSS. “É com tristeza que a gente verifica que o INSS foi utilizado para fraudar aposentados e pensionistas. Por isso, pela primeira vez na história, o INSS foi no Judiciário pedindo autorização para poder fazer o pagamento direto para os nossos aposentados e pensionistas”, apontou

Questionado se teria críticas ao presidente anterior, Waller respondeu: “Não tenho crítica nenhuma. Estamos aguardando a conclusão das operações e vejo, na verdade, que o que foi feito com aposentados e pensionistas não pode ser aceito, não pode ser tolerado”, afirmou.

Agenda oficial em Goiânia

A entrevista ocorreu durante a visita de Gilberto Waller Júnior à Procuradoria Federal no Estado de Goiás, na sede da Advocacia-Geral da União, em Goiânia, onde o presidente cumpriu agenda oficial e atendeu à imprensa.

Procuradoria Federal no Estado de Goiás, na sede da Advocacia-Geral da União, em Goiânia | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Isabel Leal assume gerência executiva

A visita do presidente do órgão em Goiânia foi para a posse da nova gerente executiva regional do INSS, Isabel Leal. Durante a coletiva de imprensa, a gerente já aponta os principais desafios de sua gestão. Ela ressaltou que o foco será a melhoria do atendimento ao cidadão, com ênfase na humanização dos serviços prestados nas agências.

Isabel Leal | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

“Um maior desafio é o atendimento humanizado nas agências, essa melhoria do atendimento, estar mais próximo do cidadão, que é um objetivo da casa. A gente já vem trabalhando quanto superintendência a isso há algum tempo e a ideia agora é trazer isso para a gerência executiva de Goiânia”, afirmou.

Reforço de médicos peritos

A chegada de novos médicos peritos ao INSS foi destacada como uma medida essencial para reduzir filas e agilizar a concessão de benefícios. Isabel lembrou que o presidente do instituto já havia anunciado a contratação de profissionais em todo o país, atendendo a uma demanda antiga dos beneficiários.

“Eles já estão assumindo várias das nossas gerências, das nossas agências. Já receberam esse processo por agência. Estamos organizando essas agendas. As agendas são administradas pela Perícia Médica Federal (PMF), que é subordinada ao Ministério. Nós não temos gestão na perícia, o que nós fazemos é o atendimento, e dependemos das aberturas lá”, explicou.

Apesar de não ter controle direto sobre a abertura das agendas, Isabel acredita que os resultados serão sentidos em breve. “Acredito que logo a gente consiga melhorar porque foram 500 médicos no Brasil inteiro. Mesmo eu não tenho aí para a agência números gerais, mas o problema é na melhoria do atendimento. Pode ficar tranquilo”, disse.

Situação em Goiás

Em relação ao estado de Goiás, Isabel confirmou que os novos peritos já estão atuando. “Eles estão assumindo, já estão nas agências. Eles já iniciaram o seu agendamento e agora é dar tempo ao tempo para poder ter esses atendimentos, para que a gente consiga levar esse atendimento ao cidadão”, afirmou.

A gerente reforçou que o objetivo é regularizar as agendas o quanto antes. “Foram 500 médicos em todo o Brasil e estamos agora com a ideia de que logo a gente consiga regularizar essa agenda”, concluiu.

Leia também:

MP abre investigação sobre viaduto da Jamel Cecílio após laudo apontar falhas

Vitamedic inicia investimento de R$ 100 milhões para expandir produção em Goiás

Pró-reitor da UFG rebate o argumento de que estudantes cotistas estariam ‘roubando’ vagas de candidatos da ampla concorrência