Inscrições para o Enem 2021 estão abertas; saiba como participar

Prova será realizada nos dias 21 e 28 de novembro; para realizar o exame, é preciso se inscrever até 14 de julho e escolher entre a versão digital e impressa

Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 | Foto: Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está com as inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 30. Para realizar a prova nos dias 21 e 28 de novembro, o estudante deve se cadastrar até 14 de julho. A taxa cobrada no ato da inscrição é de R$ 85 e deve ser paga por todos os que não conseguiram isenção através do Guia de Recolhimento da União.

Mesmo quem conseguiu se isentar da taxa deve realizar a inscrição para a prova pelo site do Inep. Os resultados das solicitações de isenção foram divulgados no dia 25 de julho. Em 2021, serão realizadas tanto a versão impressa quanto a digital da prova, que serão aplicadas nos mesmos dias e horários. Para a versão digital, onde o exame é realizado por um computador do local de prova, existem 101.100 vagas este ano.

Para ambos as modalidades do exame, o estudante precisará ir presencialmente ao local estipulado para realizá-lo. Assim, não é possível realizar a prova em casa ou através de um computador pessoal. O Enem Digital, no entanto, não poderá ser realizado pelos “treineiros”, somente por aqueles que já concluíram o ensino médio ou que estiverem finalizando em 2021.

As provas digitais ainda contarão com recursos de acessibilidade aos participantes que necessitarem. No caso de solicitações aprovadas pelo Inep, quem necessitar de condições especiais para a realização do exame ainda poderá utilizar materiais próprios.

Como em todos os anos, as provas são objetivas e contarão com 45 questões cada. Entre as áreas de conhecimento avaliadas, estão linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Além disso, o candidato precisará escrever uma redação, de no máximo trinta linhas, em língua portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.