Inscrições no Sisu 2021 abrem nesta terça-feira

Candidato deve cadastrar os cursos desejados até a próxima sexta-feira, 9; resultado da chamada regular está previsto para a próxima terça-feira, 13

Página inicial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). | Foto: Gabriela Macêdo

Foram abertas, nesta terça-feira, 6, as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021. O cadastro deve feito exclusivamente no site do Sisu até sexta-feira, 9. A divulgação do resultado está prevista para a próxima terça-feira, 13.

Para se inscrever e concorrer às mais de 209 mil vagas em universidades públicas disponibilizadas pelo Sisu este ano, é necessário que o aluno tenha realizado a edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, o estudante não pode ter feito a prova como treineiro e precisa ter tido nota superior a zero na redação.

Após a divulgação do resultado da chamada regular, na próxima terça, 13, os alunos que forem convocados devem realizar a matrícula entre os dias 14 e 19 de abril. Já os candidatos não aprovados têm a chance de se inscrever na lista de espera, prazo que vai do dia 13 a 19 de abril.

Como funciona a inscrição?

No site, deve ser utilizado o mesmo login cadastrado no portal de serviços do Governo Federal (acesso.gov.br), da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020. Por isso, Ministério da Educação (MEC) orienta que, os interessados tenham tranquilidade para acessar o sistema, ao mesmo tempo que se preparem com antecedência para não ter problemas no ato da inscrição do Sisu. Quem precisar recuperar a senha no portal de serviços do governo, portanto, já deve fazê-lo.

Ao entrar no site do Sisu, os alunos devem escolher duas opções de curso superior, sendo que o candidato pode concorrer na lista de espera do curso que selecionar em primeira opção. O estudante poderá alterar as opções selecionadas enquanto durar o período de inscrição.

Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência. Para convocar os aprovados, a plataforma do Sisu adota uma nota de corte a todos os cursos que é atualizada diariamente na plataforma.

A chamada nota de corte é a nota mínima a qual o candidato interessado na vaga precisa ter para ser aprovado. Ela é calculada conforme cada curso com base em sua concorrência – no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.