Inscrições do Sisu 2º semestre estão abertas; veja como se candidatar

Estão aptas para concorrer aqueles que realizaram o Enem 2020 fora da opção treineiro e que tiraram nota superior a zero na redação do exame

Inscrições do Sisu 2º semestre estão abertas; veja como se candidatar | Foto: Governo Federal

Edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está com as inscrições abertas. Quem tem interesse em se candidatar para buscar uma vaga em uma universidade pública tem desta terça-feira, 3, até a próxima sexta-feira, 6, para se inscrever no site oficial do programa. O processo utilizará as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para classificá-los.

Treineiros e pessoas que tiverem tirado nota zero na redação do Enem 2020 não podem participar do processo.

Dinâmica do Sisu

Ao se cadastrar no site, é possível escolher duas opções de curso que podem ser alteradas – por outros cursos ou entre si, invertendo a primeira e segunda opções – até sexta-feira, quando se encerram as inscrições. É necessário que o candidato acompanhe diariamente a atualização do site e das notas de corte parciais para que possa fazer suas alterações estrategicamente.

Isso, porque as notas de corte mostradas demonstram o desempenho do candidato a ocupar a última das vagas disponíveis. Ou seja, se um curso tem 20 vagas para ampla concorrência (modalidade sem cotas), a nota de corte parcial é a do 20º candidato inscrito ao curso. No entanto, com a atualização das notas, pessoas desistem e outras com notas maiores se inscrevem, por isso a importância de se acompanhar diariamente tais atualizações.

Também é preciso lembrar da existência dos pesos que cada prova do Enem – linguagens, ciências da natureza, ciências humanas, matemática e redação – tem em cada curso, o que pode ser alterado entre cada universidade. Assim, um aluno que deseja cursar História em uma universidade, pode ter uma nota quando calcula para uma universidade de um estado, e outra nota em um estado diferente, mesmo se tratando do mesmo curso.

Opções de curso

Os cursos escolhidos podem ser dois cursos distintos na mesma universidade ou em universidades diferentes, o mesmo curso em duas instituições, isso fica a critério do aluno. No entanto, é preciso ficar atento a qual curso está selecionado na primeira opção, pois no caso de o candidato ser aprovado em ambas, só poderá se matricular na primeira.

No caso de o estudante só for aprovado em uma das opções, poderá efetuar sua matrícula na opção escolhida e não terá direito de participar da lista de espera para a outra opção. Já na situação da não aprovação em nenhuma das opções, será possível escolher em qual delas o candidato irá desejar se inscrever na lista de espera para continuar concorrendo.

Cotas e outros critérios

As políticas de cotas variam entre cada universidade. As opções geralmente se mantêm separadas, então cada aluno concorre a uma vaga distinta a depender da modalidade – ampla concorrência, cota por cor, renda, rede escolar, entre outras. No entanto, algumas universidades utilizam o critério de uma classificação única, com a adição de pontos bônus aos estudantes com perfis que se encaixam nas cotas (pessoas pretas, pardas, indígenas, entre outras).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.