As inscrições para a 13ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que reconhece iniciativas de gestão pública que favorecem o crescimento de pequenos negócios, se encerram em 1º de dezembro. Neste ano, são esperadas mais de 3 mil inscrições de municípios de todo o país, inclusive com aumento do número de prefeituras goianos que participam da premiação.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, ressalta que o prêmio é uma oportunidade estratégica para os gestores municipais apresentarem iniciativas que geram impacto direto na vida da população, estimulam a economia e fortalecem o papel das prefeituras como agentes de transformação.

O PSPE incentiva a troca de experiências entre cidades, o reconhecimento contribui para a disseminação de soluções eficazes e replicáveis em diferentes contextos regionais. Os microempreendedores individuais (MEI) e as micro e pequenas empresas (MPE) são beneficiados com as inovações nas políticas públicas

Para o gestor estadual do PSPE do Sebrae Goiás, Allan Máximo, a expectativa é que o número de inscrições e projetos seja maior do que o da edição anterior. Em 2022 Goiás teve 51 municípios participantes com 79 projetos inscritos e foi o estado do Centro-Oeste com maior número de participantes. Para esta edição, a instituição disponibilizou consultores para auxiliar os municípios na construção dos projetos.

O prêmio visa identificar, divulgar e difundir práticas bem-sucedidas da administração pública municipal, que tenham contribuído para a criação ou o aprimoramento de um ambiente de negócios favorável ao crescimento e à consolidação das micro e pequenas empresas e ao desenvolvimento socioterritorial dos municípios.

Prefeituras de todo o país podem inscrever os projetos inovadores em nove categorias: Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Socioprodutiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; e Gestão Inovadora. Podem participar prefeituras que tenham implementado iniciativas exitosas, com resultados alcançados entre 12 de junho de 2024 a 28 de novembro de 2025.

Leia também:

Indígenas em Goiás: sub-representação no Censo, medo de se declarar e violência histórica marcam realidade ignorada

Justiça dá 30 dias para Saneago parar lançamento de esgoto e iniciar reparo no córrego Sussuapara